
Brasília terá manifestações da direita e esquerda em locais diferentes no 7 de setembro
O feriado de 7 de Setembro, que marca a Independência do Brasil, terá um cenário de disputas políticas na capital federal em 2025. Já estão agendadas manifestações da direita e da esquerda em Brasília, cada uma em pontos diferentes do centro da cidade, o que levou a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) a montar um esquema especial de segurança.
De um lado, os grupos da direita, formados principalmente por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), estarão reunidos no estacionamento Ibero-Americano, em frente à Torre de TV. Do outro, a manifestação da esquerda foi autorizada para acontecer na Praça Zumbi dos Palmares, localizada em frente ao Conic.
Leia mais:
- STF reforça segurança no 7 de setembro em meio a julgamento a suposta trama golpista
- Justiça da Itália mantém prisão de Carla Zambelli em Roma
Segundo a SSP-DF, a distância entre os dois pontos é de aproximadamente 1,4 km, mas o planejamento prevê que os grupos não terão contato direto durante os protestos. Para reforçar a segurança, a Esplanada dos Ministérios será fechada a partir das 23h do dia 6 de setembro, podendo esse bloqueio ser antecipado para 15h ou 17h, dependendo da evolução de outras mobilizações.
No dia 7, os portões de acesso ao público abrirão às 6h da manhã. Haverá linhas de revista nos pontos de entrada para garantir o controle de objetos e evitar conflitos.
