Brasil e EUA retomam negociações sobre tarifaço durante encontro do G7

(Foto: reprodução)
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, se reuniram nesta quarta-feira (12/11) em Niágara, no Canadá, durante o encontro do G7. A conversa tratou principalmente das negociações sobre tarifas comerciais entre os dois países.
Segundo o Itamaraty, o Brasil enviou no último dia 4 de novembro uma nova proposta aos Estados Unidos, após uma reunião virtual entre as equipes técnicas. Vieira destacou que as conversas seguem a orientação dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, que discutiram o tema recentemente na Malásia.
Os dois ministros concordaram em marcar uma nova reunião presencial em breve, para tentar avançar nas negociações e buscar um acordo sobre as medidas tarifárias.
O encontro entre Lula e Trump aconteceu no dia 26 de outubro, durante a 47ª Cúpula da ASEAN, em Kuala Lumpur. A conversa durou cerca de 50 minutos, e o presidente brasileiro pediu a suspensão do tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros enquanto as tratativas estivessem em andamento.
Leia mais
Lula e Trump se reúnem na Malasia para discutir tarifaço: “Faremos alguns bons acordos”
STF determina intimação de jornalista nos EUA em inquérito sobre tarifaço
Trump anunciou o aumento das tarifas em julho deste ano, atingindo todas as exportações do Brasil para o mercado americano. Além disso, autoridades brasileiras, incluindo ministros e membros do Supremo Tribunal Federal (STF), tiveram vistos de viagem revogados e enfrentam outras sanções impostas por Washington.
Lula afirmou que o Brasil quer manter uma relação positiva com os EUA e que não há motivo para conflito entre os dois países. “Quando dois presidentes se sentam para conversar, a tendência é buscar um acordo”, disse.
O presidente também afirmou na semana passada que pretende ligar novamente para Trump se não houver progresso nas negociações até o fim da COP30, que acontece em Belém (PA).
*Com informações da Agência Brasil.






