Hoje, dia 7, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem reunião marcada às 11h30 (horário de Brasília) com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin e Alexandre de Moraes. A reunião ocorrerá no Palácio do Planalto e deverá seguir protocolo: os ministros entregarão ao presidente convite para a cerimônia de posse do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no dia 28 deste mês.
Veja mais:
Moraes encaminha pedido de investigação contra Bolsonaro por desobediência
STF volta aos trabalhos na esteira de recente crise com o presidente Bolsonaro
Fachin e Moraes assumirão então a presidência e a vice-presidência do tribunal, que certamente atrairá muita atenção em ano eleitoral. A posse ocorrerá após o término do mandato do ministro Luiz Roberto Barroso na presidência do TSE.
Bolsonaro tem relação conturbada com Fachin, Moraes e com o TSE: Em meio ao seu questionamento sobre a segurança da urnas eletrônicas em 2021, Bolsonaro vazou dados de um inquérito sigiloso do TSE, o que motivou abertura de investigação por Moraes. Há duas semanas, o presidente deveria ter deposto na Polícia Federal sobre o vazamento, mas não compareceu, o que tem motivado batalha judicial com Moraes desde então.
Além disso, Bolsonaro já xingou Moraes de “canalha” em ato no último 7 de setembro, e afirmou que Fachin tem “fortes ligações com o PT” após o juiz ter anulado as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Via UOL.