O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está clinicamente estável e deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital DF Star, em Brasília, conforme boletim médico divulgado nesta quinta-feira (1º/5). Apesar da melhora, ele segue internado sem previsão de alta hospitalar, mantendo restrição total de visitas, segundo os médicos.
Desde o dia 12 de abril, Bolsonaro está internado no DF Star, onde deu entrada apresentando sintomas decorrentes de uma obstrução intestinal. Ao longo dos últimos dias, seu quadro clínico apresentou evolução significativa, especialmente nos movimentos intestinais espontâneos, o que permitiu aos médicos remover a sonda nasogástrica que o acompanhava desde a internação.

Na última terça-feira (29), o ex-presidente passou por uma nova etapa do tratamento, quando os profissionais de saúde retiraram a sonda utilizada para esvaziar o conteúdo do estômago e prevenir episódios de vômito. A retirada ocorreu após sinais positivos de funcionamento gastrointestinal.
Saiba mais:
- Lula nomeia novo presidente do INSS após escândalo de desvio de R$ 6,3 bilhões
- 31 anos sem Ayrton Senna: veja homenagens prestadas ao ídolo nas redes
Bolsonaro foi submetido a uma laparotomia exploradora — um procedimento cirúrgico invasivo — com o objetivo de desobstruir o intestino e realizar a reconstrução da parede abdominal. A cirurgia foi considerada bem-sucedida e, desde então, ele apresenta evolução clínica satisfatória. O boletim médico divulgado pelo hospital aponta que Bolsonaro está sem dores e sem febre.
No entanto, o estado de saúde do ex-chefe do Executivo ainda exige cuidados. Ele apresenta um quadro de gastroparesia, condição médica caracterizada pelo retardo no esvaziamento gástrico.
A gastroparesia é uma complicação que pode surgir após cirurgias abdominais e é comum em pacientes que já enfrentaram múltiplos procedimentos na região, como é o caso de Bolsonaro. O ex-presidente já passou por diversas internações e cirurgias desde a facada sofrida em setembro de 2018, durante a campanha eleitoral.
Pelas redes sociais, Jair Bolsonaro também se manifestou sobre o seu estado de saúde. Em publicação feita na plataforma X (antigo Twitter), o ex-presidente agradeceu o apoio que vem recebendo de apoiadores, familiares e aliados políticos.
“As orações e mensagens de apoio sempre fazem efeito positivo”, escreveu ele.