O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou seu desejo de apoio de Donald Trump para evitar que o Brasil “vire uma Venezuela”. Em declaração dada a um colunista do Metrópoles, Bolsonaro desejou felicitações a Trump, expressando suas expectativas em relação ao futuro presidente dos Estados Unidos e pedindo que o país não se esqueça do Brasil.
A mensagem sugere um desejo de aliança estratégica entre os dois países e reflete a expectativa que uma eventual vitória republicana possa influenciar a política brasileira.
“Desejo felicidades. E que não esqueça o Brasil. O Brasil depositou muita esperança na sua eleição, Trump. Ainda durante a campanha, uma mulher brasileira pediu a você que não permita que os Estados Unidos virem o Brasil. E eu faço um complemento: não deixe o Brasil virar a Venezuela. Peço que nos ajude, Trump, a não deixar o Brasil virar uma Venezuela. A sua liderança é muito importante para a liberdade”, disse.
Saiba mais:
- Lula diz que espera uma relação civilizada de Donald Trump com o Brasil
- Kamala liga para Trump para reconhecer derrota e pede transição pacífica
A base de Bolsonaro aposta que a volta de Trump ao poder nos EUA poderá trazer suporte direto e indireto para o ex-presidente e seus aliados. Há esperanças de que essa relação de proximidade favoreça ações para reverter a inelegibilidade de Bolsonaro e para fortalecer o apoio entre autoridades republicanas e bolsonaristas, mirando uma possível candidatura de dele em 2026.
Parlamentares republicanos nos EUA já apoiaram o ex-presidente brasileiro em diversas graças. Recentemente, congressistas republicanos chegaram a propor um projeto de lei para penalizar autoridades estrangeiras que “violem a liberdade de expressão”, exibindo uma foto do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, um dos alvos frequentes das críticas de Bolsonaro e seus apoiadores.