As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Bolsonaro é página virada para Trump, diz ex-embaixador dos EUA

Declarações do ex-embaixador Thomas Shannon acontecem próximo a possível encontro entre Trump e Lula neste domingo
25/10/25 às 16:59h
Bolsonaro é página virada para Trump, diz ex-embaixador dos EUA

(Foto: Reprodução)

O ex-embaixador dos Estados Unidos (EUA) no Brasil Thomas Shannon declarou, em entrevista à BBC News Brasil, que 0 ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é página virada para o líder norte-americano Donald Trump.

Ao ser questionado sobre a relação entre Trump e Bolsonaro, Shannon disse:

“Trump sabe que sua tentativa de proteger Bolsonaro da prisão e garantir que ele pudesse disputar eleições fracassou. Por que ele vai fracassar de novo quando já fracassou uma vez? Trump é astuto nesse ponto. Ele sabe quando não pode avançar em uma frente e procura outra”.

O diplomata diz acreditar que o tema Bolsonaro foi retirado da mesa de discussões entre o Brasil e os EUA pelo governo brasileiro. Ele declarou:

“Acho que perdeu relevância principalmente porque o Brasil deixou muito claro que não iria ceder. E a instituição brasileira em questão — o Supremo Tribunal Federal — deixou muito claro que iria continuar com a acusação e manter a proibição de Bolsonaro concorrer nas próximas eleições. Uma vez que isso ficou evidente, o que os Estados Unidos poderiam fazer?”.


Leia mais:

Líder do PT aciona STF contra Flávio Bolsonaro por post pedindo “ajuda militar” dos EUA

Por vídeo, Lula e Trump conversam sobre tarifaço; Haddad chama conversa de ‘positiva’


Shannon foi embaixador no Brasil nomeado pelo ex-presidente dos EUA Barack Obama, adversário de Trump, e hoje, aposentado, atua em um escritório de advocacia que foi contratado pela AGU (Advocacia Geral da União) no país norte-americano para defender os interesses do Brasil no caso do tarifaço.

Ainda segundo o diplomata, Trump teria sido convencido de que as tarifas sobre produtos brasileiros prejudicariam empresas e consumidores americanos. Ele disse:

“Acho que o presidente foi exposto, por meio do setor privado americano, a uma espécie de curso intensivo sobre o impacto que essas tarifas teriam no dia a dia de muitos americanos”.

As declarações de Thomas Shannon ocorrem após aproximação entre Trump e o presidente brasileiro Lula, desde encontro na Assembleia da ONU em setembro. Enquanto autoridades dos dois países já se reuniram, o primeiro encontro entre os dois presidentes pode acontecer neste domingo (26), na Malásia, durante uma cúpula da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático).

*Com informações de Metrópoles e G1