Num gesto inédito entre presidentes brasileiros, o mandatário do país Jair Bolsonaro (PL) não deve ir à reunião do G20, marcada para acontecer na próxima semana em Bali, na Indonésia. A reunião dos vinte maiores países do planeta discute alguns dos principais temas internacionais e é anual.
Além de Bolsonaro, a outra ausência já confirmada no encontro do G20 é a do presidente russo Vladimir Putin, que seria alvo de constrangimentos se comparecesse devido à guerra na Ucrânia. Na ausência de Putin, quem o representará será o chanceler Sergey Lavrov.
Leia mais:
Bolsonaro promete a Alckmin ‘transição tranquila’
Ramos: “Enfrentaria Bolsonaro de novo pela defesa da ZFM”
O governo brasileiro será representado pelo chanceler Carlos França. Nenhuma reunião bilateral havia sido agendada com Bolsonaro, e isso teria contribuído para a decisão do presidente de se ausentar do encontro de cúpula deste ano. Na reunião de 2021, a agenda dele já tinha sido esvaziada, sem nenhuma reunião com líderes de países.
Até o momento, também ainda não foram confirmadas as idas de Bolsonaro à reunião de cúpula do Mercosul, daqui a três semanas, e ao Catar para acompanhar a Copa do Mundo.