Durante uma live transmitida nesta quinta-feira (5), o presidente da república Jair Bolsonaro (PL), revelou que pretende, juntamente com seu partido, contratar uma empresa para realizar uma auditoria nas eleições deste ano.
De acordo com Bolsonaro, a organização a ser contratada irá pedir informações ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sem revelar o nome da empresa que prestará o serviço, o presidente disse:
“Estive com o presidente do PL há poucos dias e nós contrataremos uma empresa para fazer auditoria nas eleições. A empresa vai pedir ao TSE algumas informações. O que pode acontecer? Essa empresa que faz auditoria no mundo todo, empresa de ponta, pode chegar à conclusão que, dada a documentação que se tem na mão, dado ao que já foi feito, ela pode falar que não foi auditável. Olha a que ponto vamos chegar”, afirmou Bolsonaro.
Veja mais:
Diretor da CIA disse a governo Bolsonaro para parar de questionar eleições
União Brasil confirma saída de coligação de terceira via para as eleições
Bolsonaro ainda ressaltou que a medida é amparada por lei e que tem como único objetivo comprovar a confiabilidade do processo eleitoral no país para o restante do mundo.
“Devemos dar satisfação, está garantido por lei o partido contratar uma empresa para fazer auditoria. É o momento para o TSE mostrar para o mundo que nós temos o sistema mais confiável do mundo”.
Em resposta a CNN, o TSE informou que a fiscalização das eleições está prevista na lei n° 9.504 de 30 de setembro de 1997 e que os partidos concorrentes ao pleito poderão constituir sistema próprio de fiscalização, apuração e totalização dos resultados por meio de empresas credenciadas junto à Justiça Eleitoral.