O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de 69 anos, afirmou utilizar um chip hormonal para melhorar sua performance sexual. A declaração foi feita em entrevista à Leo Dias TV nesta terça-feira (25/02).
Ao ser questionado sobre sua vida íntima, Bolsonaro disse estar “nota 10” e revelou que abandonou o uso de tadalafila, medicamento popular para disfunção erétil, em favor do implante hormonal.
“Tadalafila já era, agora é chip, já ouviu falar? […] Coloquei, qual o problema? […] Me sinto com 40 anos de idade. […] Você com a idade vai chegando, vai tendo problemas”, disse o ex-presidente.
Veja o vídeo:
🗣️ Bolsonaro revela segredo para melhorar desempenho sexual: "Tadalafila já era, agora é chip" pic.twitter.com/dAeeyaxMyl
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 26, 2025
O político explicou que o implante foi inserido sob a pele na região final da coluna e que tem duração de aproximadamente seis meses. Segundo ele, o chip mudou sua vida e tem gerado benefícios em sua rotina. A utilização desse tipo de tecnologia tem se popularizado no Brasil, gerando debates entre especialistas e órgãos reguladores.

Saiba mais:
- Quaest: Pesquisa revela alta desaprovação do governo Lula em 8 estados
- Michelle Bolsonaro sobre delação de Mauro Cid: ‘Perturbação mental’
O que são os chips hormonais?
Os implantes hormonais são uma forma de terapia que libera substâncias no organismo de maneira gradual. Eles podem ser utilizados para diversas finalidades médicas, incluindo a reposição hormonal, mas também têm sido alvo de polêmicas devido ao uso estético e esportivo. O único implante aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como medicamento é o Implanon, utilizado como anticoncepcional. Já os manipulados, produzidos em farmácias de manipulação, vêm ganhando popularidade sob o nome de “chip da beleza”.

Em 2023, após apelo de sociedades médicas, a Anvisa proibiu a comercialização de implantes hormonais para fins estéticos, esportivos e de ganho de massa muscular, restringindo seu uso apenas a tratamentos médicos devidamente comprovados. Os principais hormônios utilizados nesses chips incluem testosterona, gestrinona, oxandrolona e nandrolona, classificados como esteroides anabolizantes.
O chip de Bolsonaro
Na entrevista, Bolsonaro não especificou se seu implante foi indicado para reposição hormonal de testosterona. Especialistas destacam que homens acima dos 60 anos podem sofrer queda nos níveis desse hormônio, o que pode impactar a libido e o desempenho sexual.