O presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou nas ultimas horas desta quinta-feira (28), o Decreto nº 11.052, que zera o Imposto sobre Produtos Industrializados do Pólo de Concentrados do Pólo Industrial de Manaus, o que acaba com a competitividade do setor, comprometendo cerca de R$ 9,5 bilhões de reais de receita e 7,3 mil empregos concentrados entre diretos e indiretos, na capital e no interior. A decisão já foi publicada no Diário Oficial da União.
O decreto foi publicado no dia posterior ao vídeo que circula na mídia que Bolsonaro se compromete a solucionar um caminho para manter a competitividade da ZFM frente ao decreto que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25% em todo o país.
Foi a terceira vez que o presidente se compromete a manter as vantagens do Pólo Industrial de Manaus. Nas duas outras ocasiões, as promessas não foram cumpridas.
Dois municípios do interior serão impactados diretamente, Presidente Figueiredo, que sedia a usina Jayoro, para extrair concentrado de cana-de-açúcar e Maués, que utiliza a agricultura familiar para a produção de guaraná.