O assalto ao 10° Distrito Integrado de Polícia (DIP), ocorrido no último domingo (07/07), no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus, foi tema de debate na sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta terça-feira (09). Durante a invasão, criminosos levaram computadores, televisores, algemas e munições, levantando questões sobre a eficiência da segurança pública na capital.
Em entrevista exclusiva à Rede Onda Digital, os vereadores Roberto Sabino (Republicanos) e Dr. Isaac Tayah (MDB) se posicionaram sobre o tema.
O vereador Roberto Sabino (Republicanos), presidente da comissão de segurança pública municipal, ressaltou a insuficiência de investimentos em segurança pública tanto pelo governo estadual quanto pelo governo federal.
“As delegacias, muitas delas estão fechando à noite, e o governo do estado tem dado pouca importância à segurança pública. O governo federal também não tem nenhum projeto para o Brasil, e com isso nós padecemos. Hoje, Manaus é a terceira cidade mais violenta do Brasil”, declarou Sabino.
Saiba mais:
- Assaltantes invadem e roubam delegacia no bairro Alvorada, em Manaus
- Pronunciamento de Raiff Matos divide opiniões na CMM: “Pior do que o estupro é o homicídio”
Sabino enfatizou a necessidade de investimentos do governo do Amazonas para aumentar a segurança da população.
“Ele [governador Wilson Lima] precisa investir mais na segurança pública, motivar mais a segurança pública, por exemplo, pagando a data-base, colocando mais policiais, abrindo as delegacias”, disse.
Ele também elogiou os esforços da prefeitura de Manaus.
“A Prefeitura está fazendo a sua parte. Eu já estou aí pelo sétimo mandato, seis de vereador, e tenho visto que o único prefeito que tem dado uma importância muito grande de equipar, de colocar a segurança municipal patrimonial, que hoje é auxiliar da Polícia Militar. Isso tem contribuído e ajudado para a nossa segurança”, completou.
Sabino mencionou ainda a busca de emendas pelo prefeito junto aos senadores Eduardo Braga, Omar Aziz e outros deputados, que têm trazido recursos para a segurança municipal.
Já o vereador Dr. Isaac Tayah (MDB) manifestou sua indignação com a falta de policiamento e a vulnerabilidade das delegacias.
“É inadmissível uma delegacia ser assaltada. Cadê a nossa polícia? […] Eu sei que vão ser pegos, mas já teve o prejuízo de adentrar na delegacia da estrada dos franceses, e mostra que estamos muito obsoletos em relação ao atendimento da segurança”, afirmou Tayah, pedindo ao governador que intensifique a segurança.
Ver essa foto no Instagram