O ex-senador Arthur Neto usou suas redes sociais para criticar a suspensão da rede social X (antigo Twitter) no Brasil, uma decisão tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Para Arthur Neto, a ação representa uma ameaça à democracia no país.
“No STF, consta em tudo que é órgão de comunicação que não há uma unanimidade. Por que essas pessoas que não gostam dessa ideia, que não querem cercear o direito de ninguém, não querem caçar a palavra e a capacidade de dizer de quem quer seja, não se manifestam por aí? (…) Quem está atacando franca e frontalmente a democracia brasileira é o senhor Alexandre de Moraes. Os outros [ministros] não podem ficar quietos porque a cumplicidade sugere covardia.”
Ver essa foto no Instagram
A suspensão do X no Brasil foi determinada por Alexandre de Moraes após a empresa, de propriedade do bilionário Elon Musk, encerrar suas operações no país, em meio a processos judiciais e multas pendentes. A plataforma saiu do ar pouco depois da meia-noite deste sábado (31/08).
Leia mais:
Gritos de socorro: criança é morta a marretadas ao ouvir gritos da mãe antes de ser assassinada
Dois homens faccionados tentam fugir de presídio disfarçados de mulher
A decisão de Moraes foi motivada pela percepção de que o X estaria permitindo a disseminação de discursos extremistas e obstruindo a justiça ao não cumprir ordens de bloqueio de contas e ao deixar de apresentar um representante legal no Brasil.
Críticas ao X aumentaram recentemente devido à falta de punição para publicações contendo discursos de ódio, incluindo racismo e nazismo, o que, segundo o magistrado, estava sendo incentivado pela postura da empresa.