O Conselho de Ética do Partido Liberal (PL) deu início a um processo que poderá culminar na expulsão do deputado Junior Lourenço (MA) da legenda. O parlamentar, que está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados, foi criticado por votar pelo arquivamento de uma representação contra o deputado André Janones (Avante-MG) no Conselho de Ética da Câmara, na quarta-feira (05/06).
Lourenço foi o único membro do PL a se posicionar pelo arquivamento do processo contra Janones, atitude que gerou indignação entre outros políticos alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Nikolas Ferreira (PL-MG) foi um dos que publicamente defenderam a expulsão de Lourenço, expressando sua desaprovação nas redes sociais.
“O Deputado Júnior Lourenço, que votou pra livrar Janones da cassação, será expulso do PL”, declarou Nikolas.
O Deputado Júnior Lourenço, que votou pra livrar Janones da cassação, será expulso do PL.
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) June 5, 2024
Saiba mais:
- VÍDEO: Sessão do Conselho de Ética é marcada por bate-boca e empurrões após arquivamento de processo contra Janones
- Dino suspende julgamento de queixa-crime de Bolsonaro contra Janones
Maurício Marcon (Podemos-RS) também criticou Lourenço, destacando que o deputado vota “quase 70% com Lula”. Marcon publicou uma foto de Lourenço ao lado de Flávio Dino, atual ministro do Supremo Tribunal Federal, tirada na época em que Dino era candidato ao Senado em 2022, sugerindo uma aliança que desagradou os bolsonaristas.
Esse é o deputado do PL Junior Lourenço (PL/MA) que votou para absolver o Janones.
Espero que seja expulso do partido.Obs: Ele vota quase 70% com Lula. pic.twitter.com/hHxxB1zQOo
— Mauricio Marcon (@Maubmarcon) June 5, 2024
O descontentamento com Lourenço não é recente. Em 2023, ele já havia sido acusado de “traição” por integrantes da direita ao votar contra indicações do PL em pautas prioritárias, como a reforma tributária.
Junior Lourenço, antes de seu mandato na Câmara, foi prefeito de Miranda do Norte (MA) por dois mandatos consecutivos, de 2009 a 2016. Sua atuação na política tem sido marcada por uma postura que, em algumas ocasiões, diverge das diretrizes do PL, aumentando as tensões internas no partido.