O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e Valdemar Costa Neto, presidente do PL, conversaram sobre o desgaste causado por elogios de Valdemar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo fontes, o presidente do partido pediu desculpas depois que Bolsonaro fez uma dura cobrança pela situação.
Os comentários positivos sobre o atual presidente foram dados em entrevista ao jornal O Diário, do interior de São Paulo, em dezembro de 2023.
Segundo O Globo, Valdemar disse ao ex-presidente da República dizendo que ele teria “caído em um corte de internet” e visto a declaração sobre o petista fora de contexto.
Em resposta, Bolsonaro pediu que o presidente do PL e os demais integrantes da cúpula do partido tomem “cuidado” com declarações deste tipo. Valdemar se comprometeu em ser mais cauteloso na escolha das palavras e, ao que indicam assessores, a situação está pacificada entre os dois, que estão unidos e “vida que segue”.
Leia mais:
VÍDEO: Bolsonaro diz que Valdemar Costa Neto quis “implodir” PL após elogios a Lula
Lula no PL? PF investiga filiação do presidente a partido de Bolsonaro; entenda
Eis o que declarou Valdemar sobre Lula:
“Não tem comparação. O Lula é um camarada do povo. O Lula é completamente diferente do Bolsonaro. Completamente diferente, e é um fenômeno, porque chegar onde ele chegou. Ele foi bem no governo também, e elegeu a Dilma depois. É completamente diferente o Lula do Bolsonaro”.
Entenda
Depois de ser criticado, o presidente do PL afirmou ter tido suas falas reproduzidas “fora de contexto”. Nas redes sociais, Valdemar disse que segue ao lado do ex-presidente.
“Quem não tem lealdade e fidelidade, tem vida curta na política. Sou leal ao Bolsonaro e fiel aos meus princípios”, escreveu.
Estão me atacando usando uma fala minha sobre o Lula que está fora de contexto.
A esses, deixo um recado:
Quem não tem lealdade e fidelidade, tem vida curta na política.
Sou leal ao Bolsonaro e fiel aos meus princípios. Quem me conhece sabe que minha palavra não faz curva.…— Valdemar Costa Neto (@CostaNetoPL) January 13, 2024
Sem citar nomes, Bolsonaro disse que teve um “problema sério” com uma pessoa e afirmou que, “se continuar assim”, o PL será implodido. “Problemas têm”, afirmou Bolsonaro ao ser questionado por um apoiador se o PL virá “forte” em 2026. Ele declarou que uma “pessoa do partido” deu uma “declaração absurda” de “como o Lula é extremamente popular”.