As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Lei reconhece tradição e Antonina, no Paraná, vira Capital Nacional da Bala de Banana

Lei sancionada e publicada no Diário Oficial da União valoriza tradição paranaense e fortalece o turismo e a economia local
28/10/25 às 08:30h
Lei reconhece tradição e Antonina, no Paraná, vira Capital Nacional da Bala de Banana

Produção do doce é tradição histórica da cidade paranaense. FOTO: Rodolfo Buhrer/ASN

O município de Antonina, no litoral do Paraná, foi oficialmente reconhecido como a Capital Nacional da Bala de Banana. O título foi concedido com a sanção da Lei 15.237, publicada na edição do Diário Oficial da União da última segunda-feira (27/10), que reconhece a produção do tradicional doce como uma tradição histórica da cidade.

A iniciativa surgiu por meio do Projeto de Lei 2.263/2022, de autoria do senador Flávio Arns (PSB-PR). A proposta foi aprovada no Senado em 2023, com parecer favorável do senador Paulo Paim (PT-RS), e recebeu o aval da Câmara dos Deputados no final de agosto deste ano.

Tradição doce e centenária

Uma das cidades mais antigas do Paraná, Antonina se destaca pela produção típica da bala de banana, consumida em todo o país e até exportada para o exterior.

O início dessa tradição remonta à década de 1970, quando uma família local decidiu aproveitar o potencial da região para o cultivo da banana e a crescente demanda pelo doce. A produção começou de forma artesanal, e as balas eram vendidas nas bancas ao longo da Serra do Mar, tornando-se rapidamente populares entre turistas e viajantes.

O sucesso do produto impulsionou a geração de emprego e renda, estimulando o surgimento de novas fábricas e consolidando a cidade como um polo produtor do doce. Atualmente, duas fábricas familiares mantêm a produção ativa.


Saiba mais: 

Festival de Cirandas de Manacapuru é reconhecido como manifestação da cultura nacional

Fausto Jr projeta três vagas para o União Brasil no Amazonas e reafirma chapa competitiva para 2026


União e desenvolvimento local

Para fortalecer o setor, os produtores fundaram a Associação de Produtores de Balas de Banana (Aprobam), que atua na integração entre comunidade e indústria, promove ações ambientais e sociais e incentiva a agricultura familiar.

Segundo o senador Flávio Arns, as fábricas locais produzem cerca de 15 mil toneladas mensais de balas e, há mais de 40 anos, garantem dezenas de empregos diretos e indiretos. O produto também já foi reconhecido com o Selo de Indicação Geográfica pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

 “A aprovação deste projeto, que reconhece Antonina como a Capital Nacional da Bala de Banana, colocará a cidade e toda a região de entorno no cenário turístico nacional”, afirmou o senador Arns na justificativa do projeto.

 

 

Com informações de Agência Senado.