Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Alessandra Campêlo revela caso de importunação sexual de vereador de Parintins contra servidora

Alessandra Campêlo revela caso de importunação sexual de vereador de Parintins contra servidora

Diogo Rocha
Por Diogo Rocha | 24/09/24 às 18:14h

A deputada estadual Alessandra Campêlo (Podemos) revelou nesta terça-feira (24/09) que o vereador e presidente da Câmara Municipal de Parintins, Alex Garcia (PSD), foi acusado de importunação sexual por uma ex-servidora da Casa Legislativa do município. Durante o grande expediente da sessão da Assembleia Legislativa do Amazonas, a parlamentar informou que a vítima identificada como Camila Mendonça de Souza, que trabalhava no gabinete de Garcia, fez a denúncia há dois meses à Procuradoria Especial da Mulher da Aleam, pasta presidida por Campêlo.

Na tribuna do plenário Ruy Araújo, Alessandra disse que evitou tornar público antes o crime contra a liberdade sexual em que o vereador parintinense é suspeito devido a servidora estar fragilizada na época. A deputada também não queria, principalmente, que o caso fosse usado com cunho político e eleitoreiro.

“No entanto, na semana passada, a própria jovem me pediu [para revelar a denúncia] porque ela se sentiu acuada e ameaçada por pessoas que a procuraram em casa e me pediu que se trouxesse o caso [a público]”, explicou Alessandra Campêlo.

Por Alex Garcia ser candidato à reeleição em Parintins, a deputada estadual vai levar a denúncia de importunação sexual para a Ouvidoria da Mulher do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) e a Vara Maria da Penha do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), em Manaus. Ela espera que providências sejam tomadas pelos órgãos competentes.

“Um homem [vereador Alex Garcia] que assediou e importunou sexualmente uma moça que era sua servidora da Câmara [Municipal de Parintins]. Isso é assédio moral, isso é assédio sexual, isso é importunação e isso chega a ser tentativa de estupro a partir do momento que ele tenta agarrar essa mulher […] Tenho certeza que isso aqui tem um viés muito mais político e há fatos que comprovam que ele fez isso no exercício do mandato”, afirmou Alessandra.


Leia mais:

Daniel Almeida minimiza bate-boca com Felipe Souza e Alessandra Campêlo na Aleam: “é coisa de parlamento”

Após Daniel Almeida elogiar gestão de David em sessão, Alessandra Campêlo sobe tom e o acusa de crime eleitoral e “mentiroso”


Segundo a deputada, o vereador acusado fez um apelo para que Alessandra Campêlo não tornasse pública a denúncia de importunação sexual para não atrapalhar sua candidatura em busca de um segundo mandato na Câmara Municipal de Parintins. Indignada com o pedido de Alex Garcia, a parlamentar avisou que solicitará a prisão do vereador caso a vítima sofra novamente algum tipo de retaliação.

“Eu não estou preocupada com a reeleição do vereador. Eu estou preocupada com a saúde mental da Camila. Eu estou preocupada se vão atacar a Camila. E já aviso o vereador Alex Garcia, se a Camila sofrer algum ataque nas redes sociais ou algum tipo de ameaça, eu vou solicitar a prisão do vereador”, afirmou.

Ainda conforme Alessandra Campêlo, o vereador de Parintins, Alex Garcia, responde atualmente por dois processos na Justiça do Amazonas por importunação sexual e que tentou arquivar.