
“A saúde não tem preço, mas tem custo”, diz Shádia Fraxe, secretária municipal de Saúde
Por Otávio Vislley | 19/08/24 às 14:33h
Em entrevista ao programa ‘Tribuna Livre’, da Rede Onda Digital, nesta segunda-feira (19/08), a secretária municipal de Saúde de Manaus, Shádia Fraxe, destacou a importância da atenção primária como a base do sistema de saúde, reforçando o papel das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) como o primeiro ponto de contato para os cidadãos que necessitam de atendimento.
“Olha só, atenção primária, as UBSs, elas são a primeira porta de entrada do cidadão”, afirmou Fraxe, ao discutir os desafios e avanços da saúde pública na capital amazonense.
Apesar da responsabilidade da prefeitura não incluir diretamente a média e alta complexidade, Fraxe salientou que a gestão atual tem feito esforços significativos para melhorar o sistema de saúde como um todo.
“Nós temos avançado muito e durante essa gestão a gente tem ido ao Ministério da Saúde para requerer recursos para fazer isso […] Infelizmente nós temos um SUS subfinanciado, onde o orçamento público é muito limitado”, explicou a secretária.
Shádia Fraxe lembrou que, apesar de a saúde pública ser um direito universal, os custos para mantê-la são elevados e desafiadores.
“A saúde não tem preço, mas tem custo. E o custo é muito alto”, completou.