A polícia divulgou, nesta quinta-feira (27/02), as imagens de 7 suspeitos de roubos e furto de aparelhos celulares em Manaus. Os suspeitos estão sendo procurados pela polícia e as denúncias podem ser repassadas ao 181 ou 190, em sigilo.
De acordo com o diretor do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (Nirc), delegado Bruno Hitotuzi, os suspeitos foram identificados a partir de investigações.
“Eles atuam nos terminais e em plataformas. O grupo fica observando as pessoas e quando essas vítimas pegam o celular e aproximam para entrar no ônibus, eles encurralam a pessoa com mais três ou quatro, e tiram o telefone de onde elas guardaram”, disse o diretor.
Leia mais:
Terceiro suspeito envolvido em roubo a loja de celulares é preso em Envira
Delegado dá detalhes sobre roubo de 34 carros por ex-funcionários da AutoParvi em Manaus
Hitotuzi enfatizou a importância da população na identificação e localização dos responsáveis pelos roubos e furtos. “Contamos com o apoio de todos para que possam nos ajudar a buscar por esses suspeitos. A população deve ligar para o 181 o disque-denúncia da SSP ou o 190, sua identidade será mantida em sigilo”, explicou o delegado.
Grupo criminoso
No dia 13 de fevereiro, as equipes do Nirc desarticularam um grupo criminoso suspeito de praticar roubos de celulares em Manaus. Ao todo, cinco pessoas foram presas, dentre eles o homem suspeito de ser o receptador dos aparelhos. Foram recuperados celulares, dinheiro e a moto usada pelos presos na prática criminosa.
Dicas de segurança
Nesta época festiva de carnaval, com excesso de pessoas em um mesmo ambiente, a coordenadora do Programa RecuperaFone, Carol Kanitz, ressalta os cuidados que a população deve ter com seu aparelho celular.
“Evitar bolsos traseiros, usar pochetes ou doleiras, ter uma capinha resistente e, principalmente manter o número de IMEI do aparelho em local seguro, caso aconteça algo, a vítima deve registrar boletim de ocorrência em qualquer delegacia ou pela delegacia virtual”, explicou a coordenadora.
Para localizar o número do IMEI, o cidadão pode discar no teclado do aparelho *#06#. O código aparece instantaneamente e deve ser guardado de forma segura para, em caso de necessidade, fornecê-lo à polícia na confecção do Boletim de Ocorrência (BO).