Uma ação conjunta das equipes dos 1º e 15º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) resultou na prisão em flagrante de quatro pessoas suspeitas de envolvimento em um roubo de joias avaliado em R$ 180 mil. A prisão ocorreu na quarta-feira (14/05), em Manaus, mas o crime havia sido registrado no dia 3 de maio, no bairro São Francisco, zona sul da capital.
Os presos foram identificados como Alessandro Pereira dos Santos, 29 anos; Flavio Pereira dos Santos, 25; Rayane Encarnação de Souza, 26; e Renato Moreira de Almeida, 28. Segundo a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), eles integravam uma quadrilha especializada em assaltar comerciantes e revendedores de joias.
De acordo com o delegado Cícero Túlio, titular do 1º DIP, a investigação teve início logo após o crime, a partir do depoimento da vítima e da análise de imagens de câmeras de segurança. As informações levaram à identificação do veículo utilizado no roubo, que havia sido alugado de uma locadora.
“Conseguimos identificar o automóvel e, com o apoio do sistema de monitoramento Cerco Inteligente, chegamos aos suspeitos”, detalhou o delegado.

Ainda segundo a PC-AM, Alessandro e Renato seriam os executores diretos dos assaltos. Rayane, por sua vez, teria se passado por revendedora de joias para atrair as vítimas, enquanto seu namorado, Flavio, fornecia armas e abrigava os objetos roubados.
Leia mais:
Dupla é presa em Manaus com cocaína avaliada em R$ 6,3 milhões; veja vídeo
PF apreende 22 kg de drogas encontrado dentro de lixo de barco no Amazonas
As diligências se intensificaram após a polícia receber a informação de que o grupo planejava um novo roubo, desta vez na comunidade Alfredo Nascimento, na zona norte da cidade. Com base nessa informação, os policiais foram até uma casa localizada na rua Atlético Paranaense, apontada como base da quadrilha.
No local, Renato Moreira estava em um carro e, ao perceber a aproximação policial, abriu fogo contra a equipe. Ele foi contido e preso. Em seguida, os outros três integrantes do grupo foram capturados dentro da residência. Com eles, foram encontrados armamentos, joias, mais de 100 pinos de substância entorpecente semelhante à cocaína e uma balança de precisão.
O grupo foi autuado em flagrante pelos crimes de associação criminosa, roubo majorado, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, tráfico e associação para o tráfico de drogas, além de tentativa de homicídio qualificado contra agente de segurança pública. Eles seguem presos, à disposição da Justiça.
Veja a entrevista do Delegado Cícero Túlio, titular do 1º DIP:
Segundo o Delegado Cícero Túlio, titular do 1º DIP, a polícia conseguiu chegar a esta quadrilha através do veículo utilizado por esses criminosos pic.twitter.com/VZD1CkANr1
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 16, 2025