Quase 2 mil celulares roubados em Manaus foram recuperados pela polícia, mas os donos ainda não foram identificados, segundo informações divulgadas, nesta quarta-feira (04/12), pelo Secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinicius Almeida.
“Nós temos quase 2 mil aparelhos que nós não sabemos de quem é. Falta a população ir lá [delegacia] e identificar no seu Boletim de Ocorrência (BO) o número do IMEI. A gente não consegue devolver esses aparelhos se nós não soubermos quem é o proprietário e o proprietário só é identificado através la no boletim com o IMEI”, afirmou Vinicius.
Leia mais
RecuperaFone: saiba quais documentos são necessários para recuperar celular roubado em Manaus
Edital da SSP-AM convoca proprietários de celulares recuperados via RecuperaFone
Recuperafone
O programa foi lançado pela SSP-AM, no dia 17 de setembro, com o objetivo de recuperar celulares roubados ou furtados e devolvê-los aos seus legítimos donos.
Desde que foi lançado, a polícia já recuperou 500 aparelhos telefônicos. De acordo com diretor do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celular (NIRC), delegado Bruno Hitotuzi, é obrigatório apresentar o identificador único do aparelho, chamado IMEI (International Mobile Equipment Identity). A partir dessas informações, o software cria um banco de dados sobre celulares reportados como roubados ou furtados. O dado pode ser localizado na caixa do aparelho, nas configurações do celular ou discando *#06#.
Quando detecta um IMEI correspondente, o NIRC, da Polícia Civil, envia uma mensagem em massa por intermédio de um número de WhatsApp verificado da SSP/AM para o telefone do usuário, que é chamado para comprovar a propriedade legítima do aparelho.
Caso o usuário não apareça para comprovar a propriedade, ele pode ser penalizado. “O sistema identifica todas as pessoas que estão com os celulares roubados e furtados, e caso ele não devolva voluntariamente, ele vai responder pelo crime de receptação culposa ou receptação comum”, enfatizou Hitotuzi.
Após a recuperação do aparelho, o NIRC entra em contato com o proprietário para que ele possa fazer a retirada na sede do NIRC, localizada na SSP-AM, na avenida José Henrique Bentes Rodrigues, Monte das Oliveiras, zona note de Manaus, das 8h às 17h.