PF realiza operação contra fraudes no Farmácia Popular em quatro estados

Para verificar possíveis usos indevidos de seus dados em vendas fictícias realizadas por farmácias através do Programa Farmácia Popular do Brasil, os cidadãos podem acessar o aplicativo ConecteSUS. | Foto: Divulgaçào
Nesta terça-feira (26), a Polícia Federal (PF) iniciou a Operação Indebitus, mobilizando 240 policiais para executar 62 mandados de busca e apreensão em diversos endereços. A ação visa desmantelar uma rede de fraudes que envolve o Programa Farmácia Popular do Brasil nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Amazonas e Ceará.
Em outubro de 2022, as investigações tiveram início após a divulgação de informações sobre a venda fictícia de medicamentos através do Programa Farmácia Popular. Essas práticas ilícitas teriam sido realizadas por uma rede de farmácias operando na Região Sul do Brasil.
Leia mais:
Policia Federal encontra mais de R$ 400 mil em motor de carros
Preso em operação da PF, pagou R$66 mil em garrafa de cachaça
Os acusados estavam envolvidos no uso impróprio de informações de cidadãos para realizar vendas fictícias através de farmácias pelo programa. De acordo com a Polícia Federal, os investigados serão, em princípio, responsabilizados por estelionato contra a União, falsificação de documentos particulares, participação em associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documentos falsos.
Programa Farmácia Popular
O Programa Farmácia Popular, uma iniciativa do Governo Federal, tem como missão complementar o fornecimento de medicamentos essenciais na Atenção Primária à Saúde, por meio de parcerias com farmácias e drogarias do setor privado.
Para verificar possíveis usos indevidos de seus dados em vendas fictícias realizadas por farmácias através do Programa Farmácia Popular do Brasil, os cidadãos podem acessar a seção “Medicamentos” no aplicativo ConecteSUS e, em seguida, a aba “Recebidos”. Caso identifiquem transações irregulares, é necessário reportar essas ocorrências à Polícia Federal através do e-mail oficial da instituição (fpfraude@pf.gov.br).
