A Polícia Civil impediu uma tentativa de ataque de uma facção à um rival e prendeu Alexandre Rodrigues, de 29 anos, na segunda-feira (26/05), na avenida Duque de Caxias, bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus. Na ocasião, um adolescente de 17 anos também foi apreendido.
Uma câmera de segurança da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) registrou o momento em que um dos suspeitos saca a arma e tenta matar um homem de 26 anos que estava saindo do órgão e seria de uma facção rival.
No entanto, os policiais conseguiram impedir o crime e prenderam Alexandre e um adolescente de 17 anos. Um terceiro suspeito conseguiu fugir.
Veja o vídeo:
Retaliação à tentativa de chacina
O ataque teve como alvo um homem de 26 anos e a motivação estava ligada a uma retaliação entre grupos criminosos rivais pela tentativa de chacina que deixou dois mortos e duas pessoas feridas, que ocorreu na noite de sexta-feira (23/05), no bairro Santa Luzia, zona sul da capital amazonense.
“No depoimento deles foi constatado que toda essa ação criminosa se deve a uma retaliação de uma facção criminosa em relação a outra em decorrência daquele crime que ocorreu lá no São Lázaro, na última sexta-feira”, explicou o delegado.
Veja o vídeo:
Leia mais:
Chacina no Santa Luzia: jovens são mortos em ataque a tiros; veja vídeos
Suspeitos de liderar chacina em 2017 são soltos pela Justiça do AM; entenda
Polícia monta cerco
Segundo o delegado Marcelo Martins, titular do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), a captura da dupla aconteceu após a equipe da unidade policial receber informações sobre a possível prática criminosa. De imediato, os agentes iniciaram diligências para verificar a veracidade da denúncia. Ao chegarem ao local, montaram um cerco e conseguiram capturar a dupla com sucesso.
Veja o vídeo:
Terceiro suspeito fugiu

O delegado explicou que os suspeitos foram surpreendidos pela polícia antes de cometerem o crime. Eles estavam em posse de duas armas de fogo, o que exigiu uma atuação rápida e incisiva da equipe, que chegou a disparar contra os indivíduos para que se rendessem. Apesar disso, ninguém ficou ferido.
Um dos revólveres foi descartado pelos suspeitos e levado por um terceiro envolvido, que conseguiu fugir. A Polícia Civil segue com as investigações para localizá-lo.
Procedimentos
Alexandre responderá pelos crimes de tentativa de homicídio, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.
Já o adolescente responderá por ato infracional análogo aos mesmos crimes e ficará sob a responsabilidade do Juizado da Infância e Juventude Infracional.