Médico é afastado após permitir atuação ilegal no SPA Alvorada que resultou em agressão

Foto: Pixabay
Um médico plantonista, que não teve o nome divulgado, foi afastado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) após permitir que Adriel Neves realizasse atendimentos no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Alvorada, em Manaus, que resultou em um episódio de agressão a uma mulher.
Segundo a SES-AM, a empresa Instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas (Icea), responsável pelo serviço na unidade, foi notificada, e o plantonista deixou de atender na rede estadual. Ele também responderá por infração ética, por permitir a atuação de Adriel, uma pessoa não autorizada, na unidade de saúde.
Leia mais
VÍDEO: Funcionário é suspeito de agredir paciente no SPA do Alvorada em Manaus
A Secretaria informou que há normas que regulamentam a atuação de acadêmicos e residentes nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), já que essas unidades funcionam como campo de prática profissional. No entanto, segundo a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Adriel foi acadêmico de Medicina, em 2021, e expulso após a comprovação de infração disciplinar.
Em nota, o Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremam) afirmou que Adriel não poderia exercer a profissão, por não possuir registro na entidade.






