O Instituto de Criminalística Lorena dos Santos Baptista (IC-LSB) apontou que o caminhão que matou os prestadores de serviço de energia elétrica Julio Cesar Queiroz e Antônio Francisco Ribeiro estava em alta velocidade no momento do acidente. O veículo pertence a empresa Etam, que é do ramo em projetos de engenharia e de infraestrutura.
Saiba mais:
VÍDEO: Caminhão desgovernado mata dois trabalhadores em Manaus
VÍDEOS: Em Manaus, Laguinho do Tarumã vira cenário de lixo acumulado
Segundo o perito de trânsito Herivelton Lima, a velocidade do veículo estava em 105 km/hora, o que pode ter contribuído para que o acidente acontecesse.
“Durante nossos procedimentos identificamos que o condutor estava em uma velocidade de 105 quilômetros por hora. Isso nós comprovamos em análise feita no tacógrafo do veículo”, disse o perito.
O laudo pericial conclusivo será encaminhado para a Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito (Deat), responsável pelas investigações.
Conforme o perito, vários mecanismos podem ser adotados para a prevenção de acidentes. Um deles é seguir as normas de tráfego, ou seja, obedecer às legislações de trânsito.
Relembre o caso
O acidente ocorre nesta quarta-feira (18), na Estrada do Tarumã, no bairro Tarumã, na zona Oeste de Manaus. O motorista do veículo foi detido por policiais militares. No momento do acidene, o caminhão estava desgovernado e atingiu dois funcionários terceirizados que faziam manutenção no sistema elétrico de um poste.
O veículo subiu em um canteiro central, destruiu a estrutura metálica que separa as duas pistas, invadiu a contramão [sentido oposto da via] e atingiu um poste de iluminação pública. Um dos eletricistas morreu no local “esmagado” e outro foi “arrastado” por quase 200 metros.
A área do grave acidente foi isolada pela Polícia Militar, e o trânsito apresentou retenção. Familiares das vítimas chegaram ao local minutos depois, onde já estavam dois advogados da empresa. O motorista do caminhão foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos.
*Com informações da assessoria
Veja o vídeo do local do acidente