Operação no Rio Solimões resulta na apreensão de 4 toneladas de drogas e arsenal de guerra

(Foto: Divulgação / PC-AM)
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Companhia de Operações Especiais (COE), deflagrou uma operação na noite de terça-feira (10) que resultou na apreensão de 4,3 toneladas de drogas e um verdadeiro arsenal de guerra no Rio Solimões, nas proximidades do município de Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus.
A ação integrada contou com o apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PF-AM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Grupo Especial de Fronteira do Mato Grosso (Gefron/MT) e da Polícia Nacional do Peru, por meio da Dirección Antidrogas (DIRANDRO). O prejuízo imposto ao crime organizado está estimado em mais de R$ 114 milhões.
Embarcações eram investigadas
De acordo com informações da polícia, as equipes atuaram com base em levantamento prévio de inteligência que indicava que embarcações estariam transportando armamento pesado e grande quantidade de drogas da região de fronteira com destino a Manaus e áreas adjacentes.
Durante o monitoramento, com apoio logístico do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e da Delegacia Fluvial (Deflu), os policiais localizaram duas lanchas com as características informadas. Ao se aproximarem, os agentes foram recebidos a tiros e com arremesso de granadas.
Leia mais
Preso com explosivo e armas, homem é acusado de dois homicídios em Manaus; veja vídeo
Explosivo é detonado no Centro de Manaus após denúncia de passageiros
Intensa troca de tiros
Houve troca de tiros, mas os suspeitos conseguiram abandonar as embarcações e fugir pelo matagal. Após a varredura, as equipes encontraram um arsenal composto por 10 armas de fogo de grosso calibre, sendo dois fuzis AK-47, dois fuzis M15, um fuzil T4, duas metralhadoras M60, um fuzil Para-FAL e dois fuzis calibre 50.
Também foram apreendidas mais de 3 mil munições dos calibres 5,56, 7,62 e 50, além de 51 carregadores. Quanto aos entorpecentes, foram apreendidos 3,9 toneladas de maconha do tipo skunk e 426 quilos de cloridrato de cocaína, totalizando 4,3 toneladas de drogas.
A polícia também recolheu duas lanchas, quatro motores, duas antenas Starlink e dois aparelhos celulares. As investigações continuam para identificar e localizar os suspeitos que fugiram do local. A operação representa um dos maiores golpes contra o tráfico de drogas e armas na região neste ano.






