Preso com explosivo e armas, homem é acusado de dois homicídios em Manaus

(Foto: Reprodução)
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu Adiel da Silva e Silva, de 49 anos, investigado por dois homicídios ocorridos em julho de 2025 nos bairros Tarumã e Compensa, zona Oeste de Manaus. A prisão foi realizada na terça-feira (10/2) durante cumprimento de mandado e, no local, os agentes encontraram um artefato explosivo, duas armas de fogo, carregadores alongados, munições e balaclavas.
Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (11/2), a delegada Marília Campelo, da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), detalhou a atuação do preso. “Adiel é um importante membro de organização criminosa, responsável por distribuição de drogas e armamentos para que integrantes da facção pratiquem homicídios contra desafetos”, afirmou.
O material explosivo apreendido na residência do suspeito foi detonado pelo Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), da Polícia Militar, para garantir a segurança dos servidores da DEHS.
Os homicídios
O primeiro homicídio ocorreu em 14 de julho de 2025. Silas Barbosa da Silva, de 42 anos, estava sentado em frente de casa, onde funcionava um pequeno comércio da família, quando foi alvejado por diversos disparos. Um vizinho também foi baleado, mas sobreviveu.
Testemunhas relataram que os criminosos utilizavam carregadores alongados, que suportam mais de 30 munições. Durante a prisão, esses carregadores foram apreendidos na casa de Adiel.

A investigação apontou que Silas não tinha envolvimento com o tráfico de drogas. Ele havia emprestado o nome a um amigo para a compra de um caminhão.
O veículo foi posteriormente envolvido em um roubo de carga, e Silas precisou prestar depoimento em delegacia. “Acreditamos que a facção criminosa achou que ele os dedurou”, explicou a delegada.
Leia mais
Explosivo é detonado no Centro de Manaus após denúncia de passageiros de ônibus
VÍDEO: Motociclista fica gravemente ferido em acidente com três veículos em Manaus
O segundo homicídio aconteceu em 30 de julho de 2025. Márcio Nonato Alves, de 32 anos, estava em um veículo EcoSport com o filho de 4 anos, a caminho da creche, quando foi atingido por vários disparos no bairro Tarumã.
A criança, ensanguentada, foi levada para casa por estranhos que a socorreram. Segundo a polícia, a motivação do crime está relacionada ao tráfico de drogas, já que a vítima pertenceria a uma facção rival.
Investigações em andamento
A delegada ressaltou que Adiel é um dos coautores dos homicídios e que as investigações continuam para identificar outros envolvidos. “Com certeza ele está envolvido em outros homicídios na capital, não apenas nesses dois”, afirmou.
O preso responderá por homicídio qualificado, porte ilegal de arma de fogo, uma delas com numeração raspada, e posse de artefato explosivo. Ele permanece à disposição da Justiça.






