Um homem de 39 anos foi preso em flagrante nesta terça-feira (22/4), acusado de manter sua companheira em cárcere privado após agredi-la violentamente na comunidade de Constância, zona rural do município de Itamarati, a 985 quilômetros de Manaus. A prisão foi resultado de uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar do Amazonas.
Segundo informações da 68ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), a vítima, uma jovem de 26 anos, foi atacada durante a madrugada após uma briga com o companheiro. Conforme relato da irmã da vítima à polícia, o agressor arrancou os cabelos da mulher, causou escoriações no rosto, a empurrou ao chão e chegou a apontar uma faca para seu rosto, recuando instantes depois.
O delegado Micael Souza afirmou que a violência escalou para uma tentativa de asfixia, quando o homem tentou enforcar a vítima. A agressão só foi interrompida após a intervenção de uma terceira pessoa que estava no local. Ainda assim, o agressor continuou ameaçando tanto a vítima quanto a irmã dela, que tentou interceder.
Leia mais
Manaus não registra feminicídios no primeiro trimestre de 2025, destaca Polícia Civil
No dia seguinte, a mulher expressou o desejo de deixar a comunidade e buscar abrigo na casa da avó, mas inicialmente foi impedida pelo agressor. Em um aparente acordo, ele se ofereceu para acompanhá-la até a área urbana de Itamarati, mas a situação terminou com a intervenção das autoridades.
A prisão aconteceu durante o trajeto de canoa até a cidade. As equipes da PC-AM e PMAM, já mobilizadas após a denúncia, conseguiram interceptar a embarcação e libertar a vítima.
O suspeito foi autuado por tentativa de feminicídio, sequestro, cárcere privado e ameaça. Ele está sob custódia da Justiça e passará por audiência de custódia nos próximos dias.