Uma mulher, de 57 anos, de nome não identificado, foi presa neste domingo (12/05), no município Urucará (a 261 quilômetros a leste de Manaus). Ela estava sendo investigada por desviar mais de R$ 11 mil em espécie de um instituto agropecuário, que não teve o nome divulgado. O dinheiro era proveniente da vacinação de febre aftosa realizada no rebanho do município.
De acordo com o delegado Mateus Imperatriz Moreira, titular da da 45ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), o caso chegou ao conhecimento da equipe de investigação da 45ª DIP por meio da gerente do instituto, que registrou o Boletim de Ocorrência (BO) informando o desvio do dinheiro.
“Imediatamente a equipe policial iniciou as diligências investigativas para apuração de delito, tendo constatado que, possivelmente, o crime foi praticado por algum servidor do órgão, visto que o desvio do dinheiro ocorreu na hora do almoço, quando não havia servidores no local”, disse.
Ainda segundo o delegado, não havia indício de arrombamento, o que apontava que a pessoa que levou o dinheiro, possivelmente, teria as chaves do local e conhecimento de onde estava guardado o dinheiro.
Saiba mais:
Em Juruá, homem investigado é preso por tráfico de drogas
Depósito com produtos furtados na enchente são encontrados pela Polícia no RS
“Em continuidade às diligências policiais, constatou-se que uma servidora do órgão, que era a responsável pela guarda do dinheiro, havia se dirigido sozinha ao local, no horário de almoço, e se retirado após alguns minutos no interior do prédio. Ela também não informou as autoridades do instituto sobre a retirada indevida do dinheiro”, falou.
O delegado informou que, diante dos fatos, foi representado ao Poder Judiciário pelo mandado de busca e apreensão na residência da investigada, onde foi localizado e apreendido o valor desviado do interior da sede do instituto.
A mulher será indiciada pelo crime de peculato e ficará à disposição da Justiça.