Veja momento que homem expulso de facção foi executado em Shopping de Manaus

(Foto: Divulgação) / (Montagem: Rede Onda Digital)
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que Júlio César das Chagas, de 34 anos, foi baleado e morto dentro do Shopping Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus, na noite de 1º de outubro. As imagens mostram o desespero de clientes, entre eles, uma criança próxima à vítima, enquanto Júlio tentava fugir dos disparos.
De acordo com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Júlio havia sido expulso de uma facção criminosa da qual fazia parte e estava escondido no município de Manaquiri, no interior do estado. Ele teria voltado a Manaus para visitar as filhas e a ex-companheira, mas acabou surpreendido por criminosos armados na saída do shopping. Mesmo ferido, tentou correr para dentro do centro de compras, provocando pânico entre frequentadores.
“Ele estava escondido em Manaquiri, mas naquele dia veio de barco para passar um momento com a família em Manaus. Na investigação, identificamos a presença de dois veículos, sendo que um deles passou o dia todo seguindo Júlio César, juntamente com o atirador, aguardando o momento para executar a ação”, explicou Cunha.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda socorreu a vítima e a levou ao SPA Joventina Dias, mas não resistiu aos ferimentos.
Leia mais
Dois homens são presos suspeitos de envolvimento em homicídio dentro de shopping em Manaus
Perseguição e tiroteio deixa um homem ferido no Shopping Ponta Negra
O delegado Ricardo Cunha, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), classificou o crime como “ousado e revoltante” por ter ocorrido em um local público e movimentado. Segundo ele, Júlio foi seguido por dois veículos durante o dia, e a execução foi planejada com o apoio de um motorista e de um comparsa em motocicleta. O grupo aguardou o momento exato da saída da vítima para realizar o ataque.
Durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (16), o delegado e o secretário de Segurança Pública detalharam a operação “Traços”, nome que faz referência à palavra grega para “ousadia”.
Com o apoio do Sistema Paredão, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), foi possível identificar os veículos utilizados no crime: uma motocicleta Honda FAN, de cor azul, e um automóvel Chevrolet Ônix, de cor prata.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, ressaltou a importância do trabalho integrado das polícias do estado, que utilizam as ferramentas tecnológicas disponibilizadas pela secretaria.
“A Delegacia de Homicídios tem trabalhado com o uso da tecnologia e em integração com a Polícia Militar, utilizando todas as ferramentas disponíveis no sistema. Uma delas é o Paredão, que fornece informações que ajudam a elucidar crimes como este”, afirmou o secretário.
O autor dos disparos, identificado como Ronaldo, conhecido como “Jogador”, continua foragido. A polícia pede que qualquer informação sobre o paradeiro dele seja repassada pelos canais de denúncia da DEHS.
Nesta quarta-feira (16), foram presos Eduardo Torres e Matheus de Lima, apontados como participantes da execução.
