O guarda municipal Francisco das Chagas Eugênio de Araújo foi preso na manhã deste sábado (26/04) ao se apresentar no 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Ele foi filmado espancando um homem que estava algemado em um prédio abandonado no Centro de Manaus.
O caso ocorreu no dia 12 de abril, mas veio à tona nesta quinta-feira (24/04), após o vídeo das agressões viralizar nas redes sociais.
Após a prisão, ele deve ser encaminhado para audiência de custódia, onde deve permanecer à disposição da justiça.
Leia mais
Guardas municipais são afastados suspeitos de torturar homem algemado em Manaus; veja o vídeo
Morte do Papa Francisco: mais de 20 mil pessoas aguardavam abertura do velório nesta quarta
Guardas municipais afastados
Sete guardas municipais foram afastados suspeitos de torturar e espancar um homem, que estava algemado, em um prédio abandonado, no Centro de Manaus. Os nomes dos outros seis suspeitos não foram divulgados.
Francisco das Chagas é servidor da Prefeitura de Manaus desde 1999, contratado sem concurso público e vinculado ao Regime de Direito Administrativo (RDA). Os outros suspeitos são concursados.
O crime
Nas imagens, Francisco aparece com um cassetete agredindo um homem que estava algemado. Outros guardas municipais aparecem assistindo as agressões, mas não intervieram na situação.
Ainda no vídeo, Francisco diz que a vítima “só vai apanhar” e que ela “pode desmaiar”. Em seguida, outro guarda municipal afirma que “vai ter uma segunda rodada” de agressões.