
Fiscal comunitário é baleado durante fiscalização contra pesca ilegal no Amazonas
Um fiscal comunitário foi baleado na quarta-feira (21/08) enquanto realizava uma fiscalização na Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Anamã, no município de Maraã, interior do Amazonas. A vítima, que trabalhava na área do Acordo de Pesca Pantaleão, conhecido pelo manejo sustentável do pirarucu, foi atingida após abordar supostos piratas de rios e garimpeiros ilegais que praticavam pesca proibida.
De acordo com Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o órgão tomou conhecimento do caso no sábado (23/08) após um pescador ribeirinho da região de Maraã ser baleado na perna enquanto efetuava a vigilância dos lagos da Reserva, onde ocorre o manejo do pirarucu, atividade sustentável autorizada pelo Ibama.
A vítima observou a presença de pescadores irregulares, ou seja, que não detêm a autorização prevista no acordo de pesca. Ao ser abordado, um dos homens atirou contra o jovem.
Leia mais:
Menino de 7 anos é baleado dentro de escola municipal na Zona Oeste do Rio
Criminosos roubam loja das Casas Bahia na zona sul de SP
O fiscal comunitário foi socorrido para um hospital de Alvarães, e em seguida transferido para Tefé, onde passou por uma cirurgia. O projétil foi retirado da perna dele, e o quadro de saúde é estável, onde permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Em nota, o Ibama informou que comunicou de imediato a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema/AM), a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas e a Polícia Civil em Tefé (AM).
Confira a nota na íntegra;
