Duas famílias foram retiradas das ruas após pedirem esmolas em semáforo de Manaus, na noite desta quarta-feira (30/04), durante Central Integrada de Fiscalização (CIF) em locais estratégicos onde há concentração de crianças e adolescentes submetidos à situação de mendicância ou exploração do trabalho, em Manaus. A atividade faz parte da operação Caminhos Seguros.
Na ação, duas famílias encontradas em um dos pontos foram encaminhadas para Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) da Polícia Civil (PC-AM) e uma foi direcionada para um abrigo no centro.
A delegada Juliana Tuma, titular da Depca, explicou sobre o trabalho integrado na operação e ressaltou que a ação buscou identificar crianças e adolescentes em condições de exploração econômica e risco de aliciamento para atividades criminosas.
Leia mais
Criança de 7 anos sofre ataque de jacaré e desaparece em Anamã
Senador quer criar lista para impedir criminosos de embarcar em voos; entenda o projeto
Caminhos Seguros

“O objetivo maior dessa CIF é integrar os órgãos no mesmo propósito, que é colocar a salvo essas crianças e adolescentes de situação de constrangimento, de vexames, onde esses menores são usados por seus responsáveis para sensibilizar o condutor de modo a ganhar dinheiro. Então, estamos todos os servidores da rede de proteção integrados para combater esse tipo de crime”, disse a delegada.
A autoridade policial destacou que a operação acontece durante o mês de maio e simultaneamente em todo o país. “Hoje a Caminho Seguros foi deflagrada em âmbito nacional, uma operação que é coordenada pelo MJSP no sentido de integrar todas as unidades federativas nesse mesmo propósito. Estaremos durante todo o mês de maio realizando ações,” afirmou a delegada.
Conscientização

Segundo Eduardo Machado, psicólogo da Secretaria Executiva de Crianças e Adolescentes (Sejusc), além da fiscalização, as equipes intensificaram as atividades com orientações para o enfrentamento à violência contra menores.
“A Sejusc está hoje juntamente com a rede de proteção e os demais órgãos dentro da operação Caminhos Seguros, participando com orientação e psicoeducacional para toda a sociedade. Nós estamos trazendo também os informativos que veiculam em todo o estado sobre o combate de proteção de crianças e adolescentes”, explicou o servidor.
Na ação, também estava sendo realizado o levantamento de dados das crianças e responsáveis encontrados nos semáforos. “Nós ofertamos serviços dentro da política de assistência social como por exemplo os benefícios eventuais. Também estamos na identificação de famílias como forma de reprimir a medicância nos sinais, que é um dos maiores objetivos, onde é fazer com que essas crianças estejam nas escolas executando esportes ou algum outro tipo de atividade”, disse a gerente da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Geszimar da Silva.