O ex-padre Bernardino Batista dos Santos, de 76 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira (23/10) em sua casa localizada em Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele é acusado de diversos abusos sexuais contra crianças e adolescentes, cometidos entre 1999 e 2001. A Polícia Civil de Tiros, no Alto Paranaíba, cumpriu o mandado de prisão expedido pela Justiça em 21 de outubro deste ano. Após a prisão, o ex-padre passará por exames médicos e será encaminhado para a delegacia de Juatuba.
A defesa de Bernardino afirmou, em nota, que respeita a decisão judicial, mas considera a prisão preventiva abusiva, alegando falta de fundamentação processual e constitucional. Além disso, a defesa ressaltou que o ex-padre nega as acusações e confia na imparcialidade da Justiça para provar sua inocência. Mesmo assim, as denúncias que levaram à prisão começaram a ser investigadas em 2021, após o relato de uma menina que afirmou ter sido abusada durante uma excursão em 2016.
Leia mais:
VÍDEO: Cavalo mecânico se desprende de carreta e cai na Avenida das Flores
Operação Protetor: duas mulheres são presas por abandonar filhos em Alvarães
Os abusos denunciados aconteceram no período de 1999 a 2001, quando Bernardino era diretor de uma escola infantil e padre da Paróquia Nossa Senhora Medianeira e Santa Luzia, em Belo Horizonte. Existe outros relatos mencionam abusos ocorridos no sítio de Tiros, onde ele também mantinha atividades religiosas. A gravidade das acusações fez com que um grupo de mais de 60 mulheres se unisse para buscar justiça desde 2021, liderado pela advogada Carolina Rocha, uma das vítimas.
*Com informações G1