Três Unidades Básicas de Saúde (UBS), foram alvos de ataques de vândalos e assaltantes nos últimos dois dias, causando prejuízos materiais e impactando no atendimento à população das zonas Norte e Leste de Manaus. As unidades, pertencentes à rede de assistência básica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), sofreram os ataques entre segunda-feira, 3, e a manhã desta terça-feira, 4.
Na UBS Avelino Pereira, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, os assaltantes abordaram os usuários e servidores quando o expediente seria iniciado e levaram o celular de uma servidora; e na UBS Arthur Virgílio, que funciona no bairro Novo Aleixo, na zona Norte, foram levados equipamentos odontológicos.
Leia mais:
VÍDEO: Ônibus capota em “curva da morte” na AM-010
Já a unidade N-43, que fica na Colônia Santo Antônio, zona Norte, foi vandalizada. Os vândalos invadiram o local, quebraram materiais, mobiliário e equipamentos utilizados na assistência aos pacientes e danificaram a cobertura do prédio, levando boa parte do telhado.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, lamenta que unidades de saúde, que prestam serviços essenciais à população, sejam alvos deste tipo de ação de forma recorrente.
“Além dessas três unidades, na quinta-feira passada a UBS Gebes Medeiros, no Jorge Teixeira, teve uma janela inteiramente retirada e levada pelos ladrões”.