
“Don Juan” suspeito preso por golpes contra idosas conheceu vítima no ônibus e roubou R$ 12 mil em perfumes, diz delegado
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu neste domingo (24/8), Marcos Drywes da Silva Matos, de 45 anos, conhecido como “Don Juan”, suspeito de aplicar golpes em mulheres idosas na capital. A prisão foi efetuada por policiais do 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
De acordo com o delegado Fernando Rosas, titular do 9° Distrito Integrado de Polícia (DIP), a participação da população foi essencial para a prisão. “A partir da solicitação da Polícia Civil e da divulgação da imagem do Marcos, foi possível a identificação e a localização dele. Recebemos várias mensagens com informações, e, diante da pressão, ele mesmo chegou a entrar em contato conosco na sexta-feira (22) dizendo que iria se entregar, mas não cumpriu. Ainda assim, conseguimos efetuar a prisão no domingo”, explicou.
Segundo Rosas, o suspeito chegou a sentir a pressão das buscas.
“Ele entrou em contato com a gente devido à divulgação e à pressão que ele estava sentindo, que a gente estava para prendê-lo. Ele entrou em contato com a gente na sexta-feira para se entregar, porém assim não fez, mas conseguimos prendê-lo no domingo”, explicou.
Leia mais
“Don Juan” é preso em Manaus acusado de aplicar golpes contra idosas
De acordo com o delegado, Marcos já possuía histórico de golpes contra pessoas idosas.
“Ele está acostumado a aplicar esse tipo de golpe em pessoas de idade, se aproveitando da carência emocional. Normalmente são pessoas que estão sós. Ele faz um levantamento, aborda via rede social e começa a ganhar a confiança da vítima”, detalhou.
“Don Juan” é preso em Manaus acusado de aplicar golpes contra idosas pic.twitter.com/D8vEqXigND
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) August 25, 2025
A vítima que motivou o pedido de prisão conheceu Marcos dentro de um ônibus.
“Ele foi muito solícito com ela, começou a conversar, trocou mensagens carinhosas e, se aproveitando, começou a fazer pedidos de Pix, dizendo que precisava ajudar uma filha com autismo. Acreditando nessa história, a vítima fez transferências e, além disso, ele esteve na casa dela, de onde levou cerca de R$ 12 mil em perfumes”, relatou Rosas.
O delegado reforçou que Marcos responderá judicialmente. “Fizemos o pedido de prisão, que foi decretado, e ele vai passar pela custódia para responder na Justiça por esses crimes”, concluiu.
Marcos foi indiciado por estelionato e furto qualificado. Ele passará por audiência de custódia, que irá definir se permanecerá preso preventivamente enquanto responde ao processo.
Foto: Montagem/Rede Onda Digital
