Um carregamento de madeira serrada ilegal foi apreendido pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), na noite de quinta-feira (08/02), no bairro Puraquequara, na zona Leste de Manaus. O material está avaliado em R$ 5 mil.
Segundo a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), a equipe realizava patrulhamento de rotina na avenida Puraquequara, por volta das 20h10, quando viram um caminhão com lona, aparentando carregamento de algo pesado.
Foi feito a abordagem e verificado o carregamento de aproximadamente 8 m³ de madeira serrada. O condutor do veículo, um jovem de 18 anos, ao ser questionado sobre o Documento de Origem Florestal (DOF) informou não possuir.
Ele foi preso e encaminhado, junto com a madeira e caminhão, ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Leia mais:
Homem envolvido em latrocínio de médico é preso pela DERFD
Homem envolvido na morte de jovem em lanchonete no bairro Redenção é procurado
Crime ambiental
O Comando e o Batalhão de Policiamento Ambiental, orientam a população que quem vende, expõe à venda, tem em depósito, transporta ou guarda madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes, configura crime ambiental, sujeitando seus autores às penalidades previstas em Lei.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.