Cabo da PM é executado com oito tiros durante tentativa de assalto em Belo Horizonte

(Foto: Divulgação)
O cabo da Polícia Militar Vinícius de Castro Lima, de 37 anos, foi assassinado durante uma tentativa de assalto a uma concessionária no bairro Tirol, região do Barreiro, na tarde de terça-feira (21/10).
Segundo as investigações, dois criminosos chegaram ao local em uma motocicleta vermelha, usando capacetes. O garupa, armado com um revólver, surpreendeu o militar — que estava de folga e visitava um amigo, no momento em que ele entregava a chave de um carro. O policial foi atingido por oito disparos, sendo cinco deles na cabeça, e teve sua arma roubada pelos criminosos.
Enquanto o dono da concessionária conseguiu escapar e foi perseguido por um dos bandidos, Vinícius permaneceu no local e foi executado a sangue frio. Após o crime, os suspeitos fugiram em alta velocidade.
Testemunhas contaram que um dos autores havia visitado o local cerca de 20 dias antes do crime, sob o pretexto de comprar um veículo. Na ocasião, o homem teria observado de forma suspeita uma corrente de ouro usada por um funcionário, o que levantou a hipótese de planejamento antecipado da ação criminosa.
O cabo Vinícius de Castro Lima era casado e pai de um filho. Formado em Direito, com pós-graduação em Ciências Criminais, ele atuava no 39º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Após o crime, colegas e familiares prestaram homenagens e ofereceram apoio à esposa do militar.
Leia mais
Cabo da PM é preso suspeito de sequestrar casal e criança de 2 anos em Manaus
Sargento da PM é esfaqueada durante tentativa de assalto no Tarumã
Horas depois da execução, a Polícia Militar conseguiu prender um dos suspeitos na BR-381, em Betim. O homem foi localizado dentro de um Fiat Idea vermelho furtado, com placas clonadas, identificado pelo helicóptero Pégasus da PM.
Com o criminoso, os policiais apreenderam uma pistola calibre 9mm com numeração raspada, dois carregadores com 27 munições, seis celulares roubados, um documento de identidade falso e o documento da motocicleta usada no crime. O suspeito confessou participação no homicídio e indicou o local onde havia escondido a moto, recuperada no município de Mateus Leme.
O preso possui dois mandados de prisão em aberto, por homicídio e fuga do sistema prisional, além de diversas passagens por roubo, furto e assassinato. Somadas, as penas chegam a 25 anos e 8 meses de reclusão. Ele não revelou a identidade do comparsa, que continua foragido.
O crime é investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais, que apura se a execução do cabo Vinícius teve características de emboscada. A morte do militar, conhecido pelo comprometimento com a corporação, provocou comoção entre colegas de farda e familiares.
Leia mais em Polícia

Policial militar de folga mata suspeito durante tentativa de assalto

Mulher é presa suspeita de facilitar morte de namorado em Shopping de Manaus

VÍDEO: Motociclista assalta estudante na zona Leste de Manaus

Traficantes usam patinetes para agir no Centro de Porto Alegre

Babá e criança são feitas reféns durante assalto em casa de luxo em São Paulo

