As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Médica que errou medicação de menino no Hospital Santa Júlia não é especialista em pediatria

O Conselho Regional de Medicina do Amazonas afirmou que tomou conhecimento sobre os fatos e que serão apurados
26/11/25 às 12:13h
Médica que errou medicação de menino no Hospital Santa Júlia não é especialista em pediatria

Foto: Divulgação

A médica que prescreveu adrenalina intravenosa ao menino Benício Freitas, de 6 anos, não possui especialização em pediatria, segundo informações públicas do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CRM-AM) apuradas pela Rede Onda Digital.

A mãe da criança, Joyce Xavier, identificou a médica responsável pelo atendimento como Juliana Santos Brasil. No sistema do CRM-AM, Juliana consta com registro ativo, porém, sem título de especialista.

No Brasil, médicos com formação e registro profissional podem atuar em atendimentos de urgência, independentemente de especialidade. Ainda assim, o Código de Ética Médica orienta que o profissional reconheça seus limites técnicos, aja com responsabilidade e encaminhe o paciente quando necessário.


Leia mais

Menino que morreu no Hospital Santa Júlia sofreu 6 paradas cardíacas após medicação errada

Menino de 6 anos morre após suposto erro de medicação em hospital de Manaus


Medicação errada

De acordo com o prontuário, a médica prescreveu três doses de adrenalina pura na veia da vítima, 3 ml a cada 30 minutos. Na primeira dose, Benício começou a passar mal e precisou ser intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e morreu por volta das 02h55 na madrugada de domingo (23/11).

Benício sofreu 6 paradas cardíacas e teve a morte cerebral confirmada pela equipe médica. O caso foi registrado no 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), mas de acordo com a polícia, mais informações não podem ser repassadas para não atrapalhar as investigações.

Conselho de Medicina se manifesta

Em nota, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (CREMAM) afirmou que tomou conhecimento sobre os fatos e que serão apurados pelo Setor de Processos Éticos em caráter sigiloso.

Confira a nota na íntegra;

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (CREMAM) informa que tomou conhecimento, através dos meios de comunicação, dos fatos relacionados ao óbito de um paciente menor de idade ocorrido no dia 23/11/2025, no Hospital Santa Júlia.

Os referidos fatos foram encaminhados, de ofício, ao Setor de Processos Éticos deste Regional para a devida apuração, tendo sido instaurado procedimento que tramita em caráter sigiloso, nos termos do Código de Processo Ético-Profissional (Resolução CFM nº 2.306/2022).

Cumpre salientar que, por se tratar de matéria sujeita a análise de eventual infração ética, o CREMAM não emitirá qualquer posicionamento ou juízo de valor antes da devida instrução do respectivo procedimento.”