Animais são resgatados de criadouro clandestino em uma casa de Manaus

(Foto: divulgação)
Mais de 20 animais foram resgatados de um criadouro clandestino localizado em uma casa no Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus, neste sábado (15/11). Entre os bichinhos estavam poodles, yorkshires, vira-latas, lulus-da-pomerânia, além de gatos, galinhas, codornas, um periquito e até um coelho.
A operação começou quando equipes da Secretaria de Proteção Animal (Sepet-AM) viram uma mulher transportando cães de forma suspeita perto de um imóvel que já estava na mira das autoridades. Ao entrar na residência, os agentes encontraram o local em situação crítica: ambiente sujo, forte mau cheiro e vários cães de raça doentes. Um gato também estava preso dentro de uma gaiola.

A ação teve apoio da Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal da Câmara Municipal, representada pelo vereador Aldenor Lima, e da Companhia de Policiamento com Cães (CIPCães).
Leia mais
Imagens fortes: homem é encontrado morto com tiro na cabeça na Colônia Santo Antônio
Vídeo de treinamento de soldados no CIGS com ataque de onças viraliza na internet
O caso deve ser investigado com base na Lei Sansão, que aumenta as punições para maus-tratos contra cães e gatos no Brasil. A norma foi criada após o caso do pitbull Sansão, que teve as patas traseiras mutiladas.

Todos os animais foram levados para atendimento no Hospital Público Veterinário do Amazonas. Depois dos trâmites legais, eles serão colocados para adoção. Segundo a Sepet, todos serão entregues castrados, vacinados e vermifugados.
A suspeita já tinha sido alvo de uma ação parecida em 2019, quando dezenas de animais foram apreendidos, incluindo espécies domésticas e silvestres. Desta vez, o cenário era ainda pior: a casa tinha ratos mortos, muita sujeira, teias de aranha, fezes e comida estragada espalhada pelos cômodos. As autoridades agora vão apurar a responsabilidade e investigar possíveis casos de maus-tratos reincidentes.






