Vídeo de treinamento de soldados no CIGS com ataque de onças viraliza na internet

(Foto: reprodução)
Um vídeo com cenas de um treinamento militar ocorrido entre os anos de 1980 e 1990 voltou a circular nas redes sociais e chamou a atenção pela prática mostrada. Nas imagens, homens usando apenas shorts são colocados em um exercício em que onças-pintadas são soltas no meio do grupo. O vídeo foi postado pela página Manaus Memes, do Instagram.
A repercussão levou ex-militares a comentar o caso e confirmar que as imagens são reais. Segundo eles, o registro foi feito no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), em Manaus.
Nos comentários, antigos servidores do CIGS deram detalhes sobre o treinamento. Um deles, que atuou entre 1990 e 1996 e se identifica como “Guerreiro de Selva nº 1567”, disse que o exercício acontecia no local e até identificou as onças: a melânica se chamava Garrone, e a pintada, Xingu.
Outro ex-militar, que serviu em 1989, contou que os animais “brincavam” com oficiais e citou nomes de quem aparece no registro: o tenente Korma e o capitão Correa, que na época eram instrutores e monitores do curso.

Um terceiro ex-servidor lembrou que o CIGS criava onças órfãs de caça em seu zoológico e reforçou que o treinamento de selva é considerado um dos mais difíceis do mundo.
Leia mais
Imagens fortes: homem é encontrado morto com tiro na cabeça na Colônia Santo Antônio
Jovem com esquizofrenia é morto por policiais que tentavam conter surto por uso de drogas
O vídeo mostra as onças circulando entre os militares e, em vários momentos, atacando os participantes, que tentam se defender como podem. Segundo os relatos, era parte de um método de instrução usado naquele período.
O vídeo também repercutiu entre seguidores da página Manaus Memes, que postou o material. “Alguns aqui dizendo que EB só serve pra homem limpar e pintar asfalto. Claramente, são os que foram dispensados e não varrem uma casa pra mãe, nem servirão pra porra nenhuma em casa. Convenhamos: existe uma diferença gritante entre homens e mulheres já serviram a uma força militar e os que não. E é claro, os que serviram se destacam!” disse uma seguidora.
A ex-BBB Milena Fagundes também comentou as imagens “No tempo em que HOMENS eram formados e forjados!”, declarou. Outro internauta comentou “Nesse tempo se formava homem de guerra !! Agora e só dançarinos do tiktok”.







