Mais aliado dos rivais de Wilson Lima (União Brasil), como o prefeito de Manaus David Almeida (Avante) e o prefeito de Parintins Bi Garcia (PSD), do que do próprio governador. É assim que o grupo de Wilson Lima tem visto o deputado federal Saullo Viana, de acordo com fontes ouvidas por esta coluna. O congressista passou a ser denominado por membros do clã de Lima como “persona non grata” (“pessoa que não é bem vinda”, em tradução livre do latim).
O distanciamento é visto como uma virada de costas para Wilson Lima. E isso não é uma ação de hoje. Há quase um ano, o deputado federal, abrigado no União Brasil, que Lima preside no Amazonas, possui uma relação estremecida com o governador. A atitude soa ainda mais como ingratidão, após Viana receber “suporte governamental” para a campanha que o catapultou até uma cadeira em Brasília. Saullo também é aliado do senador Omar Aziz (PSD).
Desde que virou congressista, a destinação de emendas para o Prefeito de Manaus David Almeida (Avante) passou a ser frequente. O valor de R$ 43 milhões foi encaminhado para a criação de restaurantes populares em diversas zonas periféricas de Manaus. Fotos e vídeos postados com Almeida só aumentaram o ranço no palácio da Compensa. No mês de abril, o aliado do prefeito, viu sua ex-chefe de gabinete, Dermivânia Mendonça de Melo Rayol, a “Dermi Rayol” ser nomeada como nova titular pasta da Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).
Em entrevista exclusiva para este colunista, Saullo disse que caminha com David desde que todos (David e Wilson) estavam unidos em um só grupo. Até então, em lados opostos, o parlamentar disse que definirá o seu grupo no tempo limite. Nas redes sociais, a última foto postada com a presença do governador é em outubro de 2023. Nelas, Saullo aparece distante do chefe do Executivo.
Leia mais:
Tour com rivais
Enquanto não define se voltará para o ninho do União Brasil ou se continuará “Avante” com David, Saulo dá voos com rivais do governador pelo interior. Nos últimos dias, ele publicou nas redes sociais fotos e vídeos com o senador Eduardo Braga (MDB) e oficializou apoio ao pré-candidato de Parintins, Mateus Assayag (PSD). O postulante a prefeito da ilha azul e vermelha é rival de Brenna Dianá (UB), candidata de Wilson.
Até aqui, Viana não fez nenhuma publicação, seja por vídeo ou foto, mostrando apoio ao pré-candidato do grupo, o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil); apontado por especialistas da área como o “político sem carisma”.