O deputado Roberto Cidade (União Brasil), candidato à Prefeitura de Manaus nas eleições deste ano, começa a campanha numa posição um pouco privilegiada em comparação com os demais candidatos: Graças às suas coligações partidárias, Cidade acabou ficando com o maior tempo do horário eleitoral na TV.
Mas para além do tradicional horário eleitoral televisivo, a grande investida do candidato parece ser mesmo nas redes sociais. No Instagram, ele tem apresentado uma campanha dinâmica, com vídeos modernos e com efeitos visuais: Num deles, Cidade aparece de frente para o Teatro Amazonas com vários “44”, o número do candidato, voando ao seu redor.
Em outro vídeo bem humorado no Instagram, vemos uma eleitora dando depoimento como se estivesse falando com a entrevistadora Marília Gabriela, e ela ressalta as qualidades de Cidade:
“Meu prefeito não tem defeito não, ele é perfeito”.
Veja abaixo:
Recentemente, a campanha promoveu também um adesivaço, que segundo informações divulgadas nas redes sociais, alcançou 600 carros.
Leia mais:
Eleições 2024: David Almeida aposta no lado emocional para ‘fisgar’ eleitores de Manaus
A campanha nos meios digitais também busca ressaltar que Cidade é trabalhador e preparado: Em mais de uma postagem, aparece que o candidato começou a trabalhar aos 13 anos ajudando a família, que ele é formado em administração, e também que foi vereador e deputado, chegando ao cargo de presidente da Aleam (Assembleia Legislativa do estado).
Em seus posts, ele também faz críticas aos candidatos David Almeida (Avante) e Amom Mandel (Cidadania).
A campanha de Roberto Cidade busca nitidamente se comunicar com o público das redes sociais, com vídeos curtos de montagem ágil e efeitos visuais, às vezes com humor para ressaltar o apoio da população ao seu nome, ou para criticar oponentes, notadamente Almeida e Mandel. Suas principais propostas de governo também ficam expostas para a fácil visualização dos internautas.
Essa estratégia ajuda a modernizar a candidatura, e a escolha de cores predominantes das postagens, enfatizando o verde e amarelo, também revela a aproximação com o eleitorado predominantemente conservador de Manaus.
Tendo em vista o quão importante foram as redes sociais nas campanhas políticas das últimas eleições, a candidatura de Cidade segue a tendência moderna de cada vez mais trazer a internet para o centro do debate e da propaganda política.
Ver esta publicação no Instagram