Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Xande Pilares e Ferrugem viram alvo do MP após comunidade islâmica denunciar música

Xande Pilares e Ferrugem viram alvo do MP após comunidade islâmica denunciar música

Ingrid Galvão
Por Ingrid Galvão | 22/02/24 às 22:22h

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) moveu uma ação contra os cantores Xande de Pilares e Ferrugem, juntamente com Claudemir Júnior, Peu Cavalcante e Rodrigo Leite, os compositores da música “Me Abraça”. A Associação Nacional de Juristas Islâmicos (ANAJI) denunciou a canção, alegando que sua letra apresenta “conotação preconceituosa e estigmatizante”.

“Pra que bombardeio, pra que engatilhar. Aqui não é Irã, ou Islã, Bagdá. Foi só um mal tempo que ainda dá tempo. Desarma essa bomba em nome de Alá”, afirma o trecho da música de Xande e Ferrugem.

Dentro do prazo de 30 dias, a canção deve ser adequada conforme determinado pela ação, caso contrário, uma multa de R$ 10 mil será aplicada. Além disso, a Associação busca uma indenização de R$ 30 mil por danos morais coletivos.

A comunidade islâmica alega que o trecho da canção contém conotação preconceituosa e “sugere que todos os seguidores do Islã seriam terroristas”.


Leia mais:

Juiz rejeita processo de agressão sexual contra Steven Tyler, vocalista do Aerosmith

Macron visitará o Brasil no final de março e vai passar por quatro cidades


A música foi tirada do ar no YouTube há três meses e ainda aguarda a retirada do Spotify.

Já o cantor Diogo Nogueira, apesar de ter gravado a canção, não enfrenta os mesmos problemas que outros cantores. Embora não tenha sido notificado judicialmente, o artista instruiu sua equipe a retirar sua versão da música das plataformas digitais e a informar os compositores sobre a decisão.