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VoePass: Investigação sobre queda de avião pode levar até um ano

Familiares e amigos das vítimas do acidente aéreo com o avião da VoePass na sexta-feira (9/08) em Vinhedo, no interior de São Paulo, podem esperar até um ano para que a investigação da Polícia Federal (PF) aponte possíveis crimes e indiciar eventuais suspeitos.

Além do laudo da Polícia Federal, há ainda um relatório técnico da Força Aérea Brasileira (FAB) sobre as causas do acidente, que deve sair em 30 dias.

Conforme o divulgado, os delegados responsáveis pelo caso aguardam ainda dois laudos do Instituto Nacional de Criminalística (INC) para avançar com as investigações no âmbito criminal. Somente após o acesso a esses laudos é que a equipe de investigação deve realizar as oitivas dos responsáveis pela companhia aérea VoePass.]

Previsão

A previsão é de 90 dias para que um dos laudos seja apresentado e nele deve trazer informações que descrevem o local do acidente, posicionamento e o estado da aeronave no terreno, além de descrever danos externos e procedimentos que foram realizados no campo.


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Tecnológia

O documento está sendo elaborado com base em escaneamentos 3D feitos logo após o acidente. Estas analises foram realizadas antes dos destroços serem removidos para que corpos de vítimas fossem retirados.

Em um segundo laudo, que deve ser concluído em um ano, os peritos do INC vão incluir as condições da aeronave, uma análise dos “fatores humanos”, do perfil dos envolvidos, a cronologia do acidente e dados meteorológicos.

Laudo sinistro aeronáutico

Já no laudo sinistro aeronáutico, será incluida uma analise completa de dados das duas caixas-pretas do avião com todos os detalhes e até mesmo conversas entre piloto e co-piloto, contendo gravador de dados de voo — e o CVR — gravador de voz na cabine de comando.

O material analisado pela Polícia Federal e pela Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), será o mesmo, mas as conclusões e interpretações serão tomadas de forma independente. Os peritos do INC estão trabalhando para entregar os laudos antes dos prazos previstos.

O documento que será elaborado pelo Instituto Nacional de Criminalística (INC) em um ano deve trazer:

  • Resumo do Evento — uma visão geral concisa do acidente ou incidente, incluindo principais conclusões e recomendações.
  • Descrição Detalhada do Evento — uma linha do tempo com a sequência de eventos que levaram ao acidente e condições climáticas no momento do acidente, apresentadas em forma de gráficos ou tabelas, se necessário.
  • Análise dos Fatores Humanos — informações sobre os envolvidos, incluindo suas qualificações, estado de saúde, avaliação dos procedimentos seguidos e do treinamento recebido.
  • Análise de Fatores Materiais — resultados das inspeções e manutenção da aeronave, muitas vezes acompanhados de gráficos ou fotos; e revisão das certificações e registros de manutenção relevantes.
  • Análise dos Procedimentos Operacionais — discussão sobre a aderência aos procedimentos operacionais e qualquer desvio e análise das comunicações registradas durante o evento.
  • Aspectos Organizacionais — exame das políticas e procedimentos da empresa e se foram cumpridos e avaliação do ambiente organizacional e práticas de segurança.
  • Fatores Ambientais — descrição das condições do local de operação, a relevância para o evento e identificação e análise de fatores externos que possam ter influenciado o acidente.

*Com informações do Metrópoles

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