Em mais um episódio polêmico envolvendo a polícia de São Paulo, policiais militares foram filmados agredindo uma mulher de 63 anos e dendo um golpe de mata-leão em seu filho durante abordagem na garagem da família em Barueri, na Grande São Paulo, na noite de quarta-feira (4/12).
Matheus Higino Lima Silva, de 18 anos, e Juarez Higino Lima Junior, de 39, estavam na calçada com uma moto próximo à residência, quando foram abordados por PMs na Rua Mar Negro. O veículo estava com a documentação atrasada, por isso os agentes iriam apreender a motocicleta.
Segundo a versão da PM, os dois homens teriam xingado os agentes de “seus lixos”, e ido para dentro da garagem.
Posteriormente, os policiais voltaram com reforços e entraram no imóvel, agredindo com golpes de cassete pai e filho. A abordagem se transformou em uma confusão generalizada.
Veja abaixo:
Leia mais:
PM que jogou entregador de ponte já matou homem com 12 tiros em SP
VÍDEO: PMs da Rocam de SP são flagrados espancando casal
Pelas imagens, é possível ver que um dos PMs chegou a aplicar em Juarez um golpe de mata-leão, proibido pela instituição desde 2020.
Lenilda Messias Santos Lima, mãe de Juarez, então aparece com o rosto sangrando e aos prantos. Ela é empurrada e chutada por um policial, que puxa a idosa pela gola do casaco.
Juarez disse à imprensa:
“Eles vieram e deram um monte de pontapé, empurraram a porta e abriram. Do jeito que eles abriram, já entraram com pistola na nossa cara, com laser, as pistolas com luz verde na nossa cara, arma grande e o cassetete batendo em todo mundo. Pegaram meu filho e levaram para o canto. Batendo nele todo o tempo e virou aquela confusão generalizada. Uma verdadeira cena de terror”.
Os três membros da família foram levados a pronto-socorro. O caso foi registrado como desacato, resistência, lesão corporal e abuso de autoridade na Delegacia de Polícia de Barueri.
A polícia do estado de São Paulo está sobre muitas críticas, depois de vários episódios de agressão e violência. No mais polêmico, recentemente um PM foi filmado jogando um homem do alto de uma ponte, na zona sul da capital paulista.
Com informações de G1.