Moradores de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, divulgaram nesta quinta (16/5) vídeo nas redes sociais que mostram piranhas, e outros peixes do lago Guaíba, nadando pelas ruas submersas da cidade, após as recentes inundações das últimas semanas.
Depois do transbordamento do lago, os peixes foram vistos no bairro Auxiliadora, na zona Norte da capital gaúcha. Veja abaixo:
Leia mais:
Bombeiros do AM chegam no RS e iniciam mapeamento para ações de resgate de vítimas das enchentes
Senado aprova suspensão da dívida do Rio Grande do Sul com União por três anos
Em janeiro de 2023 já havia sido detectada a presença de palometas (Serrasalmus maculatus), conhecidas popularmente como piranhas carnívoras, no Guaíba. A presença do peixe se deu pela transposição e conexão dos rios Uruguai e Jacuí com as águas do lago.
De acordo com pescadores da região, as piranhas são vistas pelo lago há pelo menos três anos e que a chegada do animal nos rios da região estava gerando prejuízos para o ecossistema local. Elas não são uma espécie natural da área e atacam outros peixes que não seriam alvos da cadeia alimentar delas.
Segundo o mais recente boletim da Defesa Civil do RS, publicado nesta quinta (16/5), o número de municípios atingidos pelas enchentes passou de 446 para 452. Foram confirmados 149 óbitos. Além disso, são mais de 538 mil desalojados e 76,5 mil pessoas em abrigos. 108 pessoas seguem desaparecidas, e 2,1 milhões pessoas foram afetadas em todo o estado.
*com informações do Metrópoles.