• Amazonas
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Colunistas
  • Esportes
  • Brasil
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Lifestyle e Bem Estar
Buscar

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

  • Amazonas
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Colunistas
  • Esportes
  • Brasil
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Lifestyle e Bem Estar

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

  • Amazonas
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Colunistas
  • Esportes
  • Brasil
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Lifestyle e Bem Estar
InícioNacional

SP: Ótica chama homem de “cliente trouxa” em recibo; advogado diz que vai processar

Erasmo Fonseca teve problemas com ótica envolvendo óculos do filho, e tirou foto de xingamento; ótica se defende.

Nacional
O advogado Erasmo Fonseca vai processar ótica por xingar consumidor (Foto: Reprodução/Metrópoles).
Compartilhado
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
    10 de outubro de 2024 às 16:01

    Um advogado, cliente de uma ótica em Santos, litoral de São Paulo, foi identificado como “cliente trouxa” em um recibo do estabelecimento. Erasmo Fonseca, de 47 anos, informou que vai entrar na Justiça contra a ótica.

    Tudo começou em 17 de setembro, quando Erasmo, que é especializado em direitos do consumidor, foi até uma unidade da ótica trocar os óculos do filho, de 14 anos. Ele havia comprado os óculos do adolescente no mesmo estabelecimento dois anos antes, mas o grau do menino aumentou, por isso foi necessário trocar a lente. Os vendedores da ótica ofereceram ao adolescente uma nova armação, que foi recusada. Um vendedor, então, sugeriu trocar apenas a lente.

    Em 24 de setembro, Erasmo buscou o óculos do filho. No entanto, cerca de uma semana depois, em 2 de outubro, a armação quebrou. O advogado retornou à ótica para pedir um reparo, mas os vendedores negaram, alegando “mau uso” e que a armação, por ter mais de dois anos, não estava mais na garantia.


    Leia mais:

    Procon-AM orienta consumidores sobre cuidados na hora das compras em supermercados; veja

    Bizarro: Designer de sobrancelhas encontra carrapato em cílios de cliente


    A gerente da ótica, que também apontou mau uso dos óculos, ofereceu uma armação nova de material mais frágil. Para não deixar o filho sem óculos, Erasmo aceitou.

    A gerente ofereceu uma limpeza na lente e na armação e disse que emitiria o documento de troca. No papel, ele viu como ele era identificado no cadastro da ótica. A funcionária tentou pegar o papel de volta e disse que se tratava de erro de digitação, mas Erasmo conseguiu fotografar o recibo.

    Cliente identificado como ‘trouxa’ em documento de ótica (Foto: Divulgação).

    O advogado afirmou:

    “Eu bati foto e falei ‘eu não vou assinar esse documento e quero os óculos do meu filho’. Aí, eu peguei os óculos, virei as costas e vim embora. No mesmo dia, eu mandei um e-mail pro SAC [Serviço de Atendimento ao Consumidor] da ótica, informando o ocorrido. E até hoje eles não me retornaram para falar sobre isso”.

    Uma vendedora disse ao advogado que os funcionários da ótica são treinados para avisar que a troca apenas da lente não dá garantia sobre a armação — mesmo que tenha sido comprada na loja. Porém, Erasmo não foi avisado. Ele declarou:

    “Se ele [vendedor] tivesse falado pra mim que havia o risco de quebrar a armação, eu tinha comprado outra. O problema não é dinheiro, o problema é avisar”.

    Ele diz que faltou humanidade na conduta da ótica. Ele afirmou:

    “Eu achei que foi extremamente infeliz. E causou transtorno, porque eu fiquei, realmente, indignado, triste, chateado, magoou mesmo, sabe? Fiquei magoado, porque se eu tivesse ofendido, se eu tivesse xingado, falado palavrões, tivesse tentado humilhar ela como pessoa ou mesmo a empresa, até eu entenderia escrever trouxa pra mim”.

    A ótica se pronunciou com nota sobre o caso, negando que tenha xingado o cliente e informando que todo o problema foi causado por um erro de digitação. A nota diz:

    “A data ’03/10/2024′ após a palavra deixa claro que seria ‘trouxe’ e ocorreu um erro de digitação e não uma adjetivação ao cliente, o qual por sinal foi grosseiro e agressivo com as atendentes da loja e agora busca reverter a sua reprovável conduta contra uma mulher aproveitando-se de um erro de digitação. Lamentável”.

    *com informações do Metrópoles.

    - Publicidade -
    Instagram Rede Onda Digital

    Um advogado, cliente de uma ótica em Santos, litoral de São Paulo, foi identificado como “cliente trouxa” em um recibo do estabelecimento. Erasmo Fonseca, de 47 anos, informou que vai entrar na Justiça contra a ótica.

    Tudo começou em 17 de setembro, quando Erasmo, que é especializado em direitos do consumidor, foi até uma unidade da ótica trocar os óculos do filho, de 14 anos. Ele havia comprado os óculos do adolescente no mesmo estabelecimento dois anos antes, mas o grau do menino aumentou, por isso foi necessário trocar a lente. Os vendedores da ótica ofereceram ao adolescente uma nova armação, que foi recusada. Um vendedor, então, sugeriu trocar apenas a lente.

    Em 24 de setembro, Erasmo buscou o óculos do filho. No entanto, cerca de uma semana depois, em 2 de outubro, a armação quebrou. O advogado retornou à ótica para pedir um reparo, mas os vendedores negaram, alegando “mau uso” e que a armação, por ter mais de dois anos, não estava mais na garantia.


    Leia mais:

    Procon-AM orienta consumidores sobre cuidados na hora das compras em supermercados; veja

    Bizarro: Designer de sobrancelhas encontra carrapato em cílios de cliente


    A gerente da ótica, que também apontou mau uso dos óculos, ofereceu uma armação nova de material mais frágil. Para não deixar o filho sem óculos, Erasmo aceitou.

    A gerente ofereceu uma limpeza na lente e na armação e disse que emitiria o documento de troca. No papel, ele viu como ele era identificado no cadastro da ótica. A funcionária tentou pegar o papel de volta e disse que se tratava de erro de digitação, mas Erasmo conseguiu fotografar o recibo.

    Cliente identificado como ‘trouxa’ em documento de ótica (Foto: Divulgação).

    O advogado afirmou:

    “Eu bati foto e falei ‘eu não vou assinar esse documento e quero os óculos do meu filho’. Aí, eu peguei os óculos, virei as costas e vim embora. No mesmo dia, eu mandei um e-mail pro SAC [Serviço de Atendimento ao Consumidor] da ótica, informando o ocorrido. E até hoje eles não me retornaram para falar sobre isso”.

    Uma vendedora disse ao advogado que os funcionários da ótica são treinados para avisar que a troca apenas da lente não dá garantia sobre a armação — mesmo que tenha sido comprada na loja. Porém, Erasmo não foi avisado. Ele declarou:

    “Se ele [vendedor] tivesse falado pra mim que havia o risco de quebrar a armação, eu tinha comprado outra. O problema não é dinheiro, o problema é avisar”.

    Ele diz que faltou humanidade na conduta da ótica. Ele afirmou:

    “Eu achei que foi extremamente infeliz. E causou transtorno, porque eu fiquei, realmente, indignado, triste, chateado, magoou mesmo, sabe? Fiquei magoado, porque se eu tivesse ofendido, se eu tivesse xingado, falado palavrões, tivesse tentado humilhar ela como pessoa ou mesmo a empresa, até eu entenderia escrever trouxa pra mim”.

    A ótica se pronunciou com nota sobre o caso, negando que tenha xingado o cliente e informando que todo o problema foi causado por um erro de digitação. A nota diz:

    “A data ’03/10/2024′ após a palavra deixa claro que seria ‘trouxe’ e ocorreu um erro de digitação e não uma adjetivação ao cliente, o qual por sinal foi grosseiro e agressivo com as atendentes da loja e agora busca reverter a sua reprovável conduta contra uma mulher aproveitando-se de um erro de digitação. Lamentável”.

    *com informações do Metrópoles.

    - Publicidade -
    Siga-nos no Threads

    Cadastre-se

    Temas:
    advogadoDestaquedireito do consumidorLitoral de São Pauloóculosóticaxingamento
    Ivanildo Pereira
    Ivanildo Pereira
    Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.
    Deixe seu comentário

    Mais lidas

    Nacional

    VÍDEO: Médico embriagado agride paciente e simula queda em UBS de São Paulo

    24 de fevereiro de 2025 às 14:43
    Um médico, que não teve o nome divulgado, foi demitido pela Prefeitura de Diadema, na Grande São Paulo, após agredir uma paciente na unidade...
    Nacional

    BBB 25: Saiba como foi a formação do 6º paredão da temporada

    24 de fevereiro de 2025 às 07:56
    Neste domingo (23/2), o sexto paredão do Big Brother Brasil (BBB 25) foi definido. A berlinda está entre Diogo, Vilma e Vitória Strada. O Big...
    - Publicidade -
    UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
    Nacional

    Marcelo Rubens Paiva é agredido em homenagem no bloco Baixo Augusta

    23 de fevereiro de 2025 às 16:48
    O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro “Ainda Estou Aqui”, que inspirou o filme que concorre a três estatuetas no Oscar, passou um...
    Nacional

    Incêndio atinge garagem de ônibus escolares no interior e na Grande SP

    23 de fevereiro de 2025 às 14:57
    Na manhã deste domingo (23/2), um incêndio de grandes proporções atingiu uma garagem de vans e ônibus escolares, em Lorena, cidade localizada no interior...
    - Publicidade -
    Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
    Nacional

    Corpo de menina de 2 anos é encontrado em cisterna da casa da família no RJ

    23 de fevereiro de 2025 às 12:41
    O corpo da menina identificada como Eloah Vitória, de dois anos de idade, foi encontrado, na manhã deste domingo (23/2), na cisterna da casa...
    Nacional

    Avião da Gol colide com pássaro e retorna a Brasília após decolagem

    23 de fevereiro de 2025 às 12:22
    Na manhã deste domingo (23/2), um avião da Gol colidiu com um pássaro e teve que retornar ao Aeroporto de Brasília. O pouso aconteceu...
    - Publicidade -
    ICBEU - Teatro
    - Publicidade -
    Rádio Onda Digital
    Rádio e TV Onda Digital
    TV Onda Digital
    Leia também
    Nacional

    VÍDEO: Médico embriagado agride paciente e simula queda em UBS de São Paulo

    24 de fevereiro de 2025 às 14:43
    Um médico, que não teve o nome divulgado, foi demitido pela Prefeitura de Diadema, na Grande São Paulo, após agredir uma paciente na unidade...
    Nacional

    BBB 25: Saiba como foi a formação do 6º paredão da temporada

    24 de fevereiro de 2025 às 07:56
    Neste domingo (23/2), o sexto paredão do Big Brother Brasil (BBB 25) foi definido. A berlinda está entre Diogo, Vilma e Vitória Strada. O Big...
    Nacional

    Marcelo Rubens Paiva é agredido em homenagem no bloco Baixo Augusta

    23 de fevereiro de 2025 às 16:48
    O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro “Ainda Estou Aqui”, que inspirou o filme que concorre a três estatuetas no Oscar, passou um...
    Nacional

    Incêndio atinge garagem de ônibus escolares no interior e na Grande SP

    23 de fevereiro de 2025 às 14:57
    Na manhã deste domingo (23/2), um incêndio de grandes proporções atingiu uma garagem de vans e ônibus escolares, em Lorena, cidade localizada no interior...
    Nacional

    Corpo de menina de 2 anos é encontrado em cisterna da casa da família no RJ

    23 de fevereiro de 2025 às 12:41
    O corpo da menina identificada como Eloah Vitória, de dois anos de idade, foi encontrado, na manhã deste domingo (23/2), na cisterna da casa...
    Nacional

    Avião da Gol colide com pássaro e retorna a Brasília após decolagem

    23 de fevereiro de 2025 às 12:22
    Na manhã deste domingo (23/2), um avião da Gol colidiu com um pássaro e teve que retornar ao Aeroporto de Brasília. O pouso aconteceu...
    Fale através do email
    jornalismo@redeondadigital.com.br
    Editorias
    • Amazonas
    • Política
    • Economia
    • Polícia
    • Colunistas
    • Esportes
    • Brasil
    • Mundo
    • Entretenimento
    • Lifestyle e Bem Estar
    Rede Onda Digital
    • Disque Denúncia
    • Grupos de Whatsapp
    • Política de Privacidade
    Nas Redes
    Facebook
    Instagram
    Twitter
    Threads
    Youtube
    © Copyright Rede Onda Digital 2025
    plugins premium WordPress