29.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Símbolos associados a facções causaram a morte de 3 adolescentes; veja quais

Publicado em:

- Anúncio -

Três adolescentes foram mortos no Ceará após publicarem fotos com gestos que são associados a facções criminosas. As vítimas foram confundidas com integrantes de grupos rivais.

Caso turista

Henrique, de 18 anos, tirou fotos em que destacava três dedos nas mãos (polegar, indicador e dedo médio). O número “três” faz referência a uma facção cearense aliada ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Já o número “dois”, está relacionado ao Comando Vermelho (CV). Ele foi sequestrado e morto no dia 18 de dezembro enquanto viajava pelo estado.


Leia mais

Turista é morto após postar foto com gesto de facção criminosa

Comissão da Câmara aprova multa para motorista que exibir ‘cotoco’ e gesto obsceno no trânsito


Caso coroinhas

Em 2019, Ronald Miguel, de 15 anos, foi morto a tiros após ter o celular vasculhado por criminosos, que encontraram fotos de pessoas fazendo o sinal “V” com os dedos. Ele era coroinha e estava conversando com a mãe na calçada de casa após a missa quando foi atingido por pelo menos um disparo na cabeça.

Foto: Divulgação

Menos de um ano depois, foi assassinado Jefferson Brito Teixeira, de 14 anos. Ele foi executado com três cortes que tinha na sobrancelha, o que também foi avaliado como referência a uma facção criminosa.

Pesquisador alerta sobre gestos que foram apropriados por criminosos

Em entrevista ao G1, o professor Luiz Fábio Paiva, pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará, comentou sobre a apropriação de símbolos cotidianos por facções criminosas.

“Então, eles compõem uma identidade para o grupo e, obviamente, são símbolos que muitas vezes, você imagina, muitas pessoas fazem, o ‘V de Vitória’, mas acabou que esse símbolo se tornou símbolo de um grupo faccionado”, afirmou o professor.
Luiz Fábio explicou que, muitas vezes, as pessoas não sabem que tais símbolos são usados por criminosos.

“Então, muitas pessoas, às vezes, fazem esse símbolo e não necessariamente estão associadas, mas o símbolo foi apropriado e, consequentemente, torna-se ali um elemento de identificação do grupo”, disse.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Fucapi
Siga-nos no Threads

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -