24.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Secretários de Educação levam ao MEC proposta para Novo Ensino Médio

Publicado em:

- Anúncio -

Nesta segunda-feira, 3, secretários estaduais de educação entregaram em conjunto ao Ministério da Educação (MEC) uma proposta de readequação do Novo Ensino Médio. A entrega do documento foi feita em audiência pública que foi  transmitida online.

Para o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a revogação total da lei que institui o Novo Ensino Médio é “completamente inviável”. O texto diz:

“Não é razoável pensar em descartar todo esse esforço técnico e financeiro despendido pelas redes estaduais ao longo dos últimos anos. Além de inviável, essa opção, em nenhum momento, foi considerada pelos gestores estaduais, que são os responsáveis pela etapa de ensino na rede pública”.


Leia mais:

Aluno que não fez ensino médio no AM consegue liminar para cursar Direito na UEA

MEC vai suspender Novo Ensino Médio e mudanças no Enem


Dentre as propostas do documento, o Consed defende que sejam elaboradas orientações, em conjunto com os estados, para a oferta do ensino médio noturno, educação de jovens e adultos (EJA) e também para estudantes de ensino médio do campo, quilombolas, indígenas, jovens ribeirinhos, jovens com deficiência e outros públicos não hegemônicos.

Além disso, os secretários ressaltam a necessidade de investimentos para melhoria da infraestrutura das escolas. Eles defendem ainda a manutenção da possibilidade de oferta de educação a distância (EaD), preferencialmente, para Itinerários formativos com critérios de oferta definidos pelos sistemas de ensino. Os itinerários formativos são a parte do ensino médio que pode ser escolhida pelo estudante, mediante a oferta de cada rede de ensino.

A proposta do Novo Ensino Médio foi aprovada em 2017. Com o modelo, parte das aulas será comum a todos os estudantes do país, direcionada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na outra parte da formação, os próprios alunos poderão escolher um itinerário para aprofundar o aprendizado. Entre as opções está dar ênfase, por exemplo, às áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ao ensino técnico.

O modelo é alvo de polêmicas. Alguns setores do campo educacional querem a revogação do currículo que começou a ser implantado em 2022. Outros são contra a revogação e defendem a revisão. Muitos teóricos contrários ao modelo alegam que ele amplia desigualdades entre os estudantes e entre as redes de ensino.

Desde o dia 15 de junho está aberta a Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional do Ensino Médio on-line. O prazo para participar termina sexta-feira (6).

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Fucapi
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -