Em outubro ocorre as eleições gerais e os eleitores devem ficar atento, pois têm quatro meses para regularizar a situação na Justiça Eleitoral.
Lembrando que, a partir do dia 04 de maio, o cadastro eleitoral será fechado e não haverá possibilidade de fazer qualquer alteração. Mas quer saber como regularizar sua situação para votar? Confere abaixo.
Veja também:
Nova pesquisa: Lula continua liderando eleição presidencial, mas Bolsonaro e Ciro crescem
Lira afirma que fará campanha por reeleição de Bolsonaro por “coerência
Para verificar sua situação, o eleitor precisa entrar no site do TSE: https://www.tse.jus.br/, e chegar se há algum débito pendente em seu nome.
Na maioria dos casos, a pendência se dá em razão de não ter votado em eleições anteriores, o que gera uma multa. O valor da multa é de aproximadamente R$3,50 caso não seja justificado a falta.
Assim que o eleitor efetua o pagamento, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), é preciso esperar que a Justiça Eleitoral identifique o pagamento da multa para dá continuidade ao processo.
Vale lembrar que o eleitor que estiver com o título cancelado pela ausência consecutiva em três eleições, além de pagar a multa, poderá requerer a revisão do cancelamento ou transferência de domicílio para ficar em dia com a Justiça Eleitoral.
Regularização do título
Após checar sua situação e quitar todas as pendências, o eleitor poderá iniciar o processo de regularização por meio do site do Títulonet: https://www.tse.jus.br/o-tse/corregedoria-geral-eleitoral/sistemas-e-servicos-1/titulo-net
Além de preencher os dados pessoais, será solicitada a digitalização dos seguintes documentos: identidade com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débitos eleitorais e comprovante de quitação de serviço militar (para homens).
O eleitor também deverá anexar uma selfie (3X4) no requerimento. Na foto, deverá segurar, ao lado de seu rosto, o documento oficial de identificação, sem o uso de óculos, gorros, bonés, entre outros objetos.
Após o preenchimento de todas as informações, o procedimento de verificação das suas informações será iniciado. Caso haja a falta de algum documento, a Justiça Eleitoral entrará em contato com o eleitor para pedir a complementação das informações. Ao final, o pedido de regularização será aceito ou negado pelo juiz eleitoral.
O andamento do processo eletrônico poderá ser acessado pelo: https://cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/acompanharRequerimento
O primeiro turno das eleições será no dia 2 de outubro. E o segundo turno será em 30 de outubro. Os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
*Com informações de Agência Brasil